Topo

Grêmio mantém pressão e quer anunciar venezuelano na próxima semana

Josef Martinez, atacante do Torino, está na mira do Grêmio, que pretende anúncio - Divulgação/Torino
Josef Martinez, atacante do Torino, está na mira do Grêmio, que pretende anúncio Imagem: Divulgação/Torino

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2016 19h50

O Grêmio quer anunciar o venezuelano Josef Martinez na próxima semana. Com prazo para inscrição na primeira fase da Libertadores próximo de ser vencido, o clube trabalha para conseguir fechar o empréstimo junto ao Torino, da Itália. 

A estratégia gremista até agora foi esperar. Os valores da proposta de empréstimo foram apresentados ao Torino e ao jogador através de seus empresários. E o acordo não foi firmado porque ainda havia possibilidade de uma oferta de compra do Celta de Vigo, da Espanha. 
 
Contudo, a janela de transferências está prestes a se fechar na Europa. Com isso, não restaria oferta de compra e o Torino estaria disposto a aceitar os parâmetros financeiros ofertados pelo clube brasileiro. 
 
Martinez é meia-atacante e atua aberto. Canhoto, jogaria pela esquerda ou mesmo pela direita. Com 22 anos, Martinez tem contrato com o Torino até 2018. Após início no Caracas, ele defendeu o Young Boys, da Suíça, até 2014, quando foi comprado pelo clube italiano. Nesta temporada soma 15 jogos e um gol pelo Torino e mais duas partidas e um gol pela seleção da Venezuela. Esteve em campo neste domingo, por exemplo, diante do Hellas Verona. Ou seja, está em totais condições de jogo. 
 
"Temos negociações avançadas, uma quem sabe para anunciar já na próxima semana, quando ficamos mais perto da data de inscrição na Libertadores. Não podemos deixar para os últimos dias. A outra talvez demore um pouco mais", disse o vice de futebol Cesar Pacheco após a vitória por 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas, pelo Gauchão. 
 
A pressa se dá pela necessidade de ter o jogador com documentação regularizada 48 horas antes da estreia na Libertadores, com seu nome presente na lista de inscritos. Como se trata de uma negociação internacional, este processo normalmente é mais demorado. O Grêmio estreia na competição continental no dia 17 (à meia noite), diante do Toluca, fora de casa. Ou seja, teria perto de 15 dias para ter tudo resolvido. 
 
Enquanto isso, a imprensa peruana noticia uma possível proposta e empréstimo ao atacante Jefferson Farfán. O jogador não foi inscrito nas competições continentais pelo Al Jazira, está lesionado e tem previsão de volta apenas em março. O jogador chegou a ficar 8 meses parado entre 2014 e 2015 por conta de um problema no joelho.