Topo

Primeiro jogo do Grêmio põe Werley e Braian no mercado. Atacante espera BID

Werley está disponível para deixar o Grêmio, mas salário alto emperra negócio - Ricardo Nogueira/Folhapress
Werley está disponível para deixar o Grêmio, mas salário alto emperra negócio Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2016 15h53

Está claro, na relação de jogadores disponíveis para o primeiro jogo do ano, que o Grêmio não pretende usar Braian Rodríguez e Werley. Ambos tinham relação complicada para permanência. O primeiro sabe desde as férias que pode procurar clube. Outro voltou de empréstimo e tinha chance de ser utilizado. Enquanto isso, o jovem atacante Batista espera regularização de seu vínculo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. 

Braian Rodríguez tem empréstimo com o Grêmio por mais cinco meses. Com 29 anos, o centroavante uruguaio não conseguiu mostrar bom futebol em Porto Alegre. O Grêmio bem que tentou devolvê-lo ao Bétis, dono dos direitos do atleta. Mas os espanhóis rejeitaram recebê-lo de volta. Desde o período de férias, ele e seus empresários sabem que tem autorização do Grêmio para encontrar outro destino ao atacante. Algo que ainda não aconteceu. Ao todo foram 28 jogos e dois gols vestindo azul, branco e preto. 
 
Werley voltou de empréstimo do Santos. De cara, poderia ser aproveitado caso o Grêmio não conseguisse as contratações que pretendia para a zaga. Mas o clube conseguiu. Chegaram Kadu e Fred. Por isso, o defensor de 27 anos que chegou ao Tricolor primeiro por empréstimo em 2012 e foi comprado em 2013, ficou sem espaço. 
 
Werley chegou a ser sondado pelo Goiás. O clube queria o empréstimo do atleta, mas exigia que o Grêmio pagasse a maior parte ou até a totalidade do salários do jogador, que beiram os R$ 250 mil. Sem aceitação dos gaúchos, não houve acerto e o jogador trabalha no elenco gremista até definir o futuro. Seu vínculo vai até dezembro deste ano. 
 
A relação para o primeiro jogo da temporada, diante do Avaí, na quinta-feira, tem jogadores como Lucas Coelho no ataque. E não Braian. E na zaga, o jovem Lucas Rex, do time de transição, ocupa posto que poderia ser de Werley. Indício claro de que ambos estão longe dos planos. 
 
Atacante espera o BID
 
O atacante Batista teve direitos comprados do Novo Horizontino por R$ 400 mil no fim do ano passado. O novo vínculo com o Grêmio ainda não foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e por isso ele sequer está disponível.