Topo

Quais os atletas da Copa SP que podem aparecer em seu clube em 2016?

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2016 06h00

Rogério Ceni, Djalminha, Deco, Marcelinho Carioca, Lucas Moura, Raí... A Copa São Paulo de Futebol Júnior sempre fez jus à alcunha de “celeiro de promessas” e revelou todos os nomes citados. A cada edição, pelo menos um jogador desencanta e aparece entre os profissionais dos principais clubes do Brasil. O torneio vencido pelo Flamengo, nessa segunda-feira (25), tem os seus destaques e muitos deles podem aparecer já nos estaduais.

Diante da possibilidade de ver novas caras nos grandes do país, o UOL Esporte faz uma lista de jogadores com chances de atuar pelos profissionais já em 2016. Confira:

Flamengo
Vencedores da competição, Léo Duarte (zagueiro), Ronaldo (volante), Lucas Paquetá (meia), Felipe Vizeu (atacante) e Matheus Sávio (atacante) são os prováveis nomes a aparecer na Gávea em 2016. O técnico Muricy Ramalho evita citar nomes, mas afirma que utilizará alguns dos campeões no time profissional: “Observamos alguns jogadores. Já conversei muito com o pessoal da base. Falar em nomes é difícil. O jogador pode se empolgar ou até o pessoal que cuida da carreira atropelar. Alguns já vão treinar conosco. Estão acima da média", explicou Muricy Ramalho.

Felipe Vizeu foi eleito o melhor jogador da Copinha. Foram sete gols marcados pelo atleta na Copinha. Os meio-campistas Paquetá e Matheus Sávio também se destacaram na competição. Rápidos, os dois atletas têm facilidade em se infiltrar na área e podem ser opções a Muricy no profissional. 

Corinthians
A debandada do elenco tem atrapalhado Tite a montar o time, mas o treinador pode encontrar os substitutos dos atletas que foram negociados nas categorias de base.

Maykon (volante), Matheus Pereira (meia-atacante) e Leo Jabá (atacante) são os atletas com mais chances de serem aproveitados. Matheus e Jabá já foram utilizados por Tite no time de cima, mas com pouco espaço. Maycon interessa a Tite, a ponto de o técnico liberar a ida por empréstimo de Marciel (para o Cruzeiro) já projetando o aproveitamento de Maycon.

O atacante Gabriel Vasconcelos foi integrado ao time profissional no ano passado. Sua boa participação na Copinha fez a diretoria repensar na ideia de emprestá-lo ao Tigres-RJ, equipe parceira do Corinthians e que disputará a elite do Campeonato Carioca. 

Cruzeiro
Foi por pouco que o time não chegou à decisão da Copinha. Embora o resultado não seja o esperado – o título –, a diretoria sabe que os atletas podem contribuir no elenco profissional. Fabrício (zagueiro) e Alex (meia-atacante) já treinam entre os profissionais e são avaliados pelo técnico Deivid. Nessa segunda-feira, eles, inclusive, estiveram no trabalho tático comandado na Toca da Raposa II.

América-MG
Famoso por revelar inúmeros jogadores, como Gilberto Silva, Fred e Wagner, o América-MG contará com um reforço de peso vindo da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Matheusinho (meia-atacante) foi o grande nome da equipe no torneio e deve ser utilizado por Givanildo Oliveira no decorrer da atual temporada.

Internacional
Eliminado na quarta fase pelo Corinthians, o Internacional já buscou um dos destaques da Copinha para o seu elenco. Goteira (atacante), do Primavera-SP, se mudou para o Beira-Rio e até já adotou outro nome: Léo Ávila. Além dele, há outros jogadores no clube em condições de atuar: Oliveira (lateral esquerdo), Ortiz (zagueiro/volante), Ariel (meia), Yan Petter (atacante), Mila (atacante).

Palmeiras
Marcelo Oliveira não titubeia ao definir quem tem condições de vestir a camisa do time profissional: Augusto (zagueiro) e Kaue (atacante). Questionado sobre a dupla, o treinador explica: "São os dois mais bem preparados no momento. Há uma integração boa (entre a base e o profissional) no clube. Isso é importante".

Apesar de ter ficado longe da taça, o Palmeiras na Copinha apresentou bons nomes, entre os quais o meio-campista Lipe. Canhoto, o atleta teve grande atuação no empate normal contra o América. Detalhe: ele era reserva do time. Nas redes sociais, palmeirenses reclamaram do fato de Lipe ser aproveitado somente no segundo tempo das partidas.

Grêmio
Eliminado pelo Ituano, na terceira fase, o Grêmio pode encontrar a solução dos problemas de Roger Machado nas categorias de base. O treinador do profissional busca um centroavante para a temporada e Nicolas Careca aparece como o nome perfeito para o comandante.

Botafogo
Ricardo Gomes já promoveu dois atletas ao elenco principal. Matheus Fernandes (volante) e Ribamar (atacante) foram ao Espírito Santo para participar da pré-temporada botafoguense e estão nos planos da comissão técnica para 2016.

Vasco
O clube ainda não se decidiu, mas estuda a promoção de dois atletas ao elenco profissional. Bruno Cosendey (meia-atacante) e Hugo Borges (centroavante) contam com o apreço da comissão técnica, mas ainda têm situação indefinida.

São Paulo
Ainda não se sabe como o técnico Edgardo Bauza pretende utilizar os atletas da base. Mas, considerando-se as carências do elenco profissional, três nomes podem ocupar algumas brechas: Matheus Banguelê, primeiro volante, posição para a qual o São Paulo busca reforços e não encontra. Outro é o meia Lucas Fernandes, camisa 10 na Copinha, que teve bom rendimento, e hoje não há meia reserva para Ganso. Por último, o meia-atacante David Neres, visto como jogador de potencial que joga pelos lados do campo.

Santos/Atlético-MG/Fluminense
O trio não obteve sucesso na Copa São Paulo de Futebol Júnior e isso se reflete na chegada de jovens ao time principal. Nos três casos, nenhum jogador sequer foi promovido. Na Vila Belmiro, John (goleiro) já treinava entre os profissionais e foi “rebaixado” para a disputa da competição.

*Colaboraram Bernardo Gentile, Bruno Braz, Bruno Thadeu, Danilo Lavieri, Diego Salgado, Guilherme Palenzuela, Jeremias Wernek, Marcello De Vico, Victor Martins e Vinícius de Castro