Topo

Melhor do Brasil por duas vezes, Everton Ribeiro é alvo de gigante chinês

Everton Ribeiro defendeu a seleção brasileira durante a Copa América 2015, no Chile - Rafael Ribeiro/CBF
Everton Ribeiro defendeu a seleção brasileira durante a Copa América 2015, no Chile Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2016 10h00

Um ano depois de ir para Dubai, Everton Ribeiro coleciona ótimos resultados e faz bastante sucesso. Além de levar o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, pela primeira vez em sua história à final da Champions League da Ásia, ele foi eleito por toda a crítica esportiva como o segundo melhor jogador do continente. Tudo isso foi suficiente para que o craque se tornasse alvo de inúmeros clubes nesta janela de transferências.

Segundo fontes ligadas ao futebol chinês, o Guangzhou Evergrande, da China, pretende alcançar o patamar de instituições poderosas da Europa, como Real Madrid e Barcelona, e crê que a chegada do meia seria primordial para isso.

O que contribui para o negócio é a saída de Elkeson, principal nome do Guangzhou até dezembro de 2015 e autor do gol na final da Champions League da Ásia, diante do próprio Al Ahli Dubai. Além disso, há o desejo do técnico Luiz Felipe Scolari em encontrar um substituto para o jogador.

Conforme apurado, o Al Ahli já recebeu uma proposta milionária para liberá-lo. Procurado pelo UOL Esporte para comentar a situação, o empresário do atleta, Robson Ferreira, declarou:

“Estou em dois negócios pelo Ribeiro. Um da Europa e outro da própria China que não envolve de maneira nenhuma o Guangzhou. Sobre o Guangzhou Evergrande, por meio de pessoas em Dubai, chegou ao meu conhecimento que, de fato, eles gostariam muito de contar com o futebol do Everton”, afirmou.

Questionado sobre o valor da proposta milionária, o agente do jogador foi evasivo: “Amigo, eu não sei como vocês ficam sabendo dessas coisas e eu não tenho mais nada para falar”, disse o empresário, antes de cair a ligação. A reportagem tentou, por inúmeras vezes, restabelecer o contato com o agente, mas ele não atendeu às ligações.