Debate de candidatos à presidência da Fifa é cancelado após desistências
Debate entre três dos cinco candidatos à presidência da Fifa, que estava agendado para a quarta-feira (27), no Parlamento Europeu, foi cancelado nesta segunda, após desistência de dois concorrentes: o jordaniano Al Hussein e o sul-africano Tokyo Sexwale.
O príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein foi o primeiro a anunciar retirarada do evento – ele alegou que o debate poderia ser interpretado como infração às regras eleitorais da entidade máxima do futebol. Sexwale acompanhou a decisão na sequência, informou o belga Marc Tarabella, membro do Parlamento e um dos organizadores do encontro.
Sem a dupla, restou confirmado o francês Jerome Champagne e o evento foi cancelado.
Outros dois candidatos ao posto, o suíço Gianni Infantino e Salman bin Ibrahim al Khalifa, xeque do Bahrein, já haviam anunciado que não participariam. Um deles, afirma Al Hussein em justificativa, apresentou queixa formal à Fifa, considerando interferência política o encontro marcado com legisladores europeus.
“É ridículo dizer que uma discussão informal no Parlamento Europeu, que não tem força executiva em relação ao esporte, é uma interferência política no mundo do futebol", reclamou, em comunicado oficial, Marc Tarabella.
“Não é uma maneira de restaurar a confiança entre a Fifa e a comunidade global do futebol. Claramente não aprenderam nada”, completou.
A eleição para novo presidente da entidade acontecerá em 26 de fevereiro, no Congresso da Fifa, a ser realizado em Zurique, na Suíça.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.