Topo

Contrato de joia que encantou Tite vira dor de cabeça para o Corinthians

Nenhum meio-campista fez tantos gols na Copa São Paulo quanto Maycon - Denny Cesare/Agência Corinthians
Nenhum meio-campista fez tantos gols na Copa São Paulo quanto Maycon Imagem: Denny Cesare/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em Fort Lauderdale (Estados Unidos)

24/01/2016 16h26

O treinador Tite deixa os Estados Unidos com o Corinthians neste domingo com uma missão definida na chegada ao Brasil, na manhã de segunda.

Ele quer correr o mais rápido possível para chegar a tempo para o Pacaembu, onde às 10h se decide a final da Copa São Paulo entre corintianos e flamenguistas. Em campo, estará o jogador que mais o encantou ao longo do torneio: Maycon, volante canhoto de 18 anos. 

Se Tite acompanhará a partida com planos para o volante com incorporação já definida aos profissionais, a diretoria ainda está preocupada. O contrato atual de Maycon chegará ao fim em setembro e as tentativas para renovação, até o momento, não tiveram sucesso. Nem o departamento amador, tampouco o coordenador Alessandro conseguiram fechar acordo com Bruno Misorelli e Guilherme Miranda, empresários do jogador. Guilherme é um dos sócios da Elenko Sports ao lado do ex-conselheiro corintiano Fernando Garcia. 

O caso foi passado recentemente ao presidente Roberto de Andrade. Nas negociações, foi condicionado o aproveitamento de Maycon entre os profissionais à assinatura de um novo vínculo, o que deixou o negócio melhor encaminhado. Membros da diretoria, entretanto, se preocupam com as condições para o novo acordo. 

Fernando Garcia e seus sócios já possuem maior fatia de direitos econômicos que o próprio Corinthians nos três jovens com maior projeção: Malcom, Guilherme Arana e Matheus Pereira, que também joga a decisão contra o Flamengo. No caso de Maycon, a participação de seus agentes é de 20%, contra 80% que pertence ao Corinthians. 

Versátil, a ponto de poder jogar como meia, lateral esquerdo ou primeiro volante, Maycon chamou a atenção mesmo é como segundo volante. Há um ano, ao lado de Marciel, foi campeão e anotou o gol da final contra o Botafogo-SP. Agora, se tornou o protagonista da equipe: anotou seis gols, o maior índice entre os meio-campistas da competição. Só há cinco jogadores que fizeram mais gols que ele, e todos são atacantes. 

Contemporâneo de Malcom e Arana nas divisões de base, Maycon foi citado por Tite como um dos motivos para liberar Marciel para o Cruzeiro por empréstimo. O treinador enfrenta duras críticas pelo baixo aproveitamento de jovens sob seu comando nos últimos anos, mas deve ter Maycon, Matheus Pereira e o atacante Leo Jabá, ao menos, após a Copa São Paulo. No caso do volante, claro, se o contrato de fato for assinado.