Topo

Tite não garante fim do desmanche: "estamos chacoalhando a roseira"

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em Fort Lauderdale (Estados Unidos)

23/01/2016 19h53

O treinador Tite usou uma expressão curiosa para definir seu momento, e de todo o Corinthians, com as saídas de seis jogadores desde o título do Campeonato Brasileiro. Ao ser perguntado se o zagueiro Gil havia sido o último a deixar o clube, ele não soube precisar e fez uma analogia. 

"Vou usar uma figura de linguagem do presidente. O sentimento que tenho é generalizado, é de todos. Ele usou a seguinte expressão: 'chacoalhando a roseira'. Ainda estamos recolhendo a árvore, enquanto isso não parar ficamos sem referência. A roseira está chacoalhando. Acho que com o término da janela, sim (saberemos que não sei mais ninguém)", respondeu Tite, já que o volante Elias ainda convive com rumores sobre uma possível transferência para a China. 

Mesmo depois de uma exibição fraca em empate sem gols contra o Fort Lauderdale Strikers, neste sábado, Tite ressaltou pontos positivos. O treinador disse sair dos Estados Unidos com pontos positivos depois de vencer o Shakhtar-UCR por 3 a 2 e perder para o Atlético-MG por 1 a 0. 

"Sim, mais confiante. Trago ainda os reflexos de todas as saídas. Não sou de esconder meus sentimentos. Ainda estou recolhendo os cacos dos atletas que saíram. Mas estou confiante nas respostas do grupo todo, dos dois jogos muito bons que fizemos. Até 10 minutos do segundo tempo contra o Atlético-MG e o jogo contra o Shakhtar. Associados ao Leverkusen, são as duas equipes mais prontas do torneio", avaliou. 

Tite também respondeu sobre a expectativa por reforços. Segundo ele, não há prazos definidos para que novos atletas cheguem ao Corinthians. "É uma equipe de trabalho, de direção, torcida, técnico e atletas. Trabalhamos de forma conjunta e é vontade de todos nós, tenho certeza. Se não foi antes (que contratou), foi porque um aspecto acabou emperrando. Há interesses, lobby, empresário, a gente sabe o quanto tem por trás, não sou ingênuo".

O que ele praticamente assegura é que Guilherme deve estar relacionado para a estreia pelo Campeonato Paulista, no dia 31 de janeiro, contra o XV de Piracicaba. O ex-atleticano já trabalha em São Paulo. "Inicialmente, sim. O acompanhamento que fizemos dele na Turquia é de que estava bem, fininho, com um nível participação muito alto nos jogos".