Topo

Palmeiras tem rodagem de Libertadores no elenco mesmo fora há duas edições

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

22/01/2016 06h00

O Palmeiras estreará na Libertadores no próximo dia 16 e, dessa forma, voltará a disputar a competição continental depois de um intervalo de três anos (duas edições consecutivas sem jogar) — o maior entre os clubes brasileiros dessa edição. Em contrapartida, o time alviverde terá em campo um elenco experiente.

Apenas no time titular do Palmeiras, sete jogadores já disputaram a Libertadores: Fernando Prass, Lucas, Edu Dracena, Zé Roberto, Arouca, Dudu e Barrios. Dessa forma, apenas Vitor Hugo, Matheus Sales, Robinho e Gabriel Jesus farão sua estreia no torneio.

Além disso, o técnico Marcelo Oliveira contará com mais atletas experientes no banco de reservas. O atacante Alecsandro, por exemplo, é bicampeão da Libertadores, com Inter (2010) e Atlético-MG (2013). Egídio já disputou 16 partidas da competição, contra sete jogos do volante Gabriel.

O recém-contratado Jean é o jogador que mais entrou em campo pela Libertadores. No total, o volante disputou 41 partidas do torneio, por São Paulo e Fluminense. Alecsandro vem em seguida, com 39 jogos realizados por quatro times diferentes (Inter, Vasco, Atlético-MG e Flamengo),

Arouca e Dracena, campeões continentais em 2011, também somam mais de 30 partidas. O volante soma 38 partidas por Fluminense, São Paulo e Santos. Zé Roberto, por sua vez, disputará sua quarta edição da Libertadores.

Remanescentes

Na última disputa de Libertadores, o Palmeiras terminou a fase de grupos na primeira colocação ao conquistar nove pontos em um grupo com Libertad, Tigre e Sporting Cristal. O time alviverde, porém, acabou eliminado nas oitavas de final, após perder para o Tijuana-MEX em pleno Pacaembu.

Daquela equipe, apenas o goleiro Fernando Prass continua no grupo. Nos dois jogos contra os mexicanos, entretanto, o arqueiro acabou substituído por Bruno, que falhou em um dos gols do jogo disputado em São Paulo.

Edição 2016

Entre os cinco times brasileiros da edição 2016 da Libertadores, o Palmeiras é a equipe há mais tempo longe da competição. Atlético-MG disputou as últimas quatro edições. Corinthians e São Paulo estiveram presentes no ano passado, enquanto o Grêmio lutou pelo título em 2014.

O Palmeiras está no Grupo 2, ao lado de Nacional-URU, Rosario Central e o vencedor do confronto entre River Plate-URU e Universidad de Chile -- o adversário da estreia sairá justamente desse duelo, fora de casa.
Em seguida, o Palmeiras fará dois jogos no Allianz Parque, diante de Nacional (2 de março) e Rosario Central (9 de março). Os jogos de volta serão disputados nos dias 17 de março, 6 de abril e 14 de abril.