Topo

Tite se anima com novo trio de ataque e planeja onde irá escalar reforço

Romero marcou duas vezes e mostrou afinidade com Danilo na frente - AFP / Gregg Newton
Romero marcou duas vezes e mostrou afinidade com Danilo na frente Imagem: AFP / Gregg Newton

Dassler Marques

Do UOL, em Orlando (Estados Unidos)

21/01/2016 07h33

Ángel Romero, Danilo e Malcom receberam elogios de Tite em momentos distintos da entrevista coletiva após a vitória do Corinthians sobre Shakhtar-UCR por 3 a 2, na noite da última quarta-feira (20). As posturas dos três jogadores e a forma como se combinaram na Flórida Cup amenizam um pouco a grande preocupação do treinador pela negociação de cinco titulares. E, além disso, podem indicar um caminho sobre a futura utilização de Guilherme, que assinou por quatro anos.

Autor de dois gols diante do clube ucraniano, Romero agradou ao chefe pelas entradas em velocidade a partir da ponta direita nos espaços abertos por Danilo. No funcionamento atual da equipe, é o veterano quem ocupa a posição mais avançada do ataque. Mas, na prática, seu papel é recuar para que o paraguaio avance entre laterais e zagueiros rivais, tal qual Malcom pelo lado esquerdo. 

"Romero está me surpreendendo desde a temporada anterior. Na parte tática, era um jogador de movimentação que atacava espaços na faixa central. Ele começou a se desenvolver melhor na faixa lateral, fazendo transições e dando profundidade", avaliou Tite. "Danilo não é 9. A ideia é deixar dois jogadores agressivos, de velocidade. Adaptado a essa função, ele (Romero) tem crescido. É persistente, trabalha muito, tem a grande marca dos vencedores", disse.

O encaixe entre Danilo e Romero foi tão bom que, momentaneamente, faz Tite abdicar da inversão que considerava colocar em prática. Contra o Shakhtar, ele manteve a equipe principal por boa parte do jogo para estimular o entrosamento e a confiança da equipe que liderava o placar. Nesse sentido, por sinal, ele fez elogios importantes ao mais jovem da frente. 

"O Malcom tem crescido uma barbaridade. Fez um grande jogo. Ele voltou das férias com um nível de confiança muito alto", avaliou o chefe a respeito do atacante de 18 anos que venceu boa parte dos duelos pessoais e incomodou o renomado lateral croata Darijo Srna, capitão do Shakhtar. 

Guilherme assinou por quatro anos - Divulgação - Divulgação
Guilherme assinou por quatro anos
Imagem: Divulgação

Na falta de um atacante de área capaz de se impor física e tecnicamente, Tite ainda frisou uma das possibilidades que oferece Guilherme. Já apresentado, mas a se integrar ao elenco apenas na próxima semana, ele inicialmente será meia-atacante. Mas também pode ocupar o posto de Danilo dependendo das circunstâncias. 

"Você não pode deixar ele fixo na frente, de pivô. Tem que ser que ele rode, que venha compor o meio-campo. A ideia da equipe é ter superioridade técnica e imposição no meio-campo para o jogador de lado que flutua (como Romero e Malcom). No caso, esse é o nove móvel. O nome falso nove (normalmente usado) não soa legal. E esse o Guilherme pode executar, sim", comentou o treinador. 

O Corinthians ainda trabalha mais dois dias em Orlando antes de viajar a Fort Lauderdale, onde encerra a preparação nos Estados Unidos diante do Strikers, no sábado.