Topo

Grêmio não desiste de reforço gringo e mira atacante do Torino

Josef Martinez, 22 anos, deverá ser emprestado e Grêmio tem interesse em negócio - Divulgação/Torino
Josef Martinez, 22 anos, deverá ser emprestado e Grêmio tem interesse em negócio Imagem: Divulgação/Torino

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/01/2016 09h57

O Grêmio não desistiu da ideia de ter reforço estrangeiro para disputar a Copa Libertadores de 2016. Depois de tentar Lucas Zelarayán, Fernando Fernández e Ezequiel Cerutti, o nome da vez é de Josef Martinez, que está no Torino-ITA, e pode ser emprestado para jogar regularmente.  

O interesse do Grêmio no venezuelano foi noticiado pelo jornal Correio do Povo e confirmado pelo UOL Esporte. Aos 22 anos, Martinez também está na mira do Celta de Vigo, da Espanha. Na Argentina, o nome dele também foi ligado ao River Plate.

Até o presente momento, o Torino recebeu apenas contato de clubes europeus interessados em Josef Martinez. O trunfo a ser usado pelo Grêmio é a disputa da Libertadores, que pode valorizar o atacante.

O Grêmio vê Martinez como uma excelente opção técnica e de mercado. O quesito técnico tem ligação com as funções que o jogador pode desempenhar: nos dois lados do campo e até mais à frente. Apesar disto, o desempenho atual na Europa não é dos melhores: apenas um gol marcado em 10 partidas (somando campeonato italiano e Copa da Itália).

A outra parte do interesse se sustenta pelo molde do negócio, adequado com a política financeira do Grêmio, e mais atrativo do que as demais tentativas feitas no Brasil – com valores elevados. Essa é a premissa utilizada pelo clube para ter buscado tantos alvos estrangeiros até agora.

Revelado pelo Caracas, da Venezuela, Martinez se destacou mesmo no Young Boys, da Suíça. Em 2014 foi para a Itália, por três milhões de euros, mas sem sequência e com atuações irregulares perdeu espaço após a primeira temporada.