Topo

Fluminense identificou os problemas de 2015. Agora é aguardar

NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2016 06h00

A falta de segurança do sistema defensivo foi um dos principais problemas do Fluminense na temporada passada. Outra dificuldade foi o excesso de jovens que tinham poucos companheiros ‘cascudos’ para se apoiar nos momentos de crise. E no que depender da diretoria, todas essas situações negativas já não existem mais.

Isso porque o Fluminense teve bom desempenho no mercado da bola e foi cirúrgico na hora de se reforçar. O setor que mais recebeu atenção da diretoria foi justamente a defesa. Gum e Marlon não agradaram tanto e fez com que o Tricolor fosse atrás de novas peças. Henrique chega com status de titular após o clube investir 2 milhões de euros (R$ 8,4 milhões) no defensor que terá salário de R$ 450 mil.

Outro que chega para reforçar a zaga é Renato Chaves, que estava na Ponte Preta. Por outro lado, é grande a chance de Gum deixar o clube das Laranjeiras. Caso o bicampeão brasileiro confirme a tendência e troque de endereço, o técnico Eduardo Baptista ficaria com quatro opções para a zaga: Henrique, Marlon, Nogueira e Renato Chaves. Isso porque Antônio Carlos e Henrique (que defendeu o Bordeaux) seguem afastado e negociam rescisão.

Já em relação à experiência, o Fluminense acredita ter resolvido com a chegada de Diego Souza, que será o principal companheiro de Fred na missão de passar tranquilidade aos jovens de potencial como Gustavo Scarpa, Marcos Júnior e, agora, Richarlison.

“Sei da minha responsabilidade, do peso que tem vestir essa camisa e vou fazer de tudo para corresponder. Eu quero brigar por G-4, por ser campeão carioca, estar brigando por Copa do Brasil. Acho que a tradição que tem o Fluminense é essa. Tem que brigar por tudo”, disse Diego Souza ao globoesporte.com durante a pré-temporada do Fluminense nos Estados Unidos.

Até o momento, o Fluminense anunciou Diego Souza, Henrique, Richarlison, Renato Chaves e Felipe Amorim. Além dos cinco contratados, a diretoria negocia com mais um reforço para este início de temporada. Trata-se de Wellington Nem, que já tem tudo acertado com o Tricolor, que tenta acordo com o Shakhtar Donetsk-UCR.