Topo

Novela já dura um mês e Cruzeiro ainda não sabe se terá volante colombiano

Jogador diz estar focado no Cruzeiro, mas negociação entre colombianos segue travadas - RAUL ARBOLEDA / AFP
Jogador diz estar focado no Cruzeiro, mas negociação entre colombianos segue travadas Imagem: RAUL ARBOLEDA / AFP

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

15/01/2016 06h00

A poucos dias de completar um mês de negociações, o Cruzeiro ainda não sabe se terá um desfecho positivo ou negativo sobre Gustavo Cuéllar, volante colombiano cotado para ser o sexto e último reforço mineiro neste início de ano. O jogador já está de malas prontas e com discurso ensaiado para chegar a Minas, mas a cada dia amarga o impasse entre Deportivo Cali e Junior Barranquilla. Um correspondente do Cruzeiro vive situação parecida e nesta sexta-feira joga suas últimas cartas em solo colombiano para tentar de vez selar a transferência do jogador.

Nesta semana, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, comentou que um encarregado do clube está acompanhando as conversas na Colômbia e lhe daria uma resposta entre terça e quarta-feira, o que não aconteceu. De acordo com a Rádio Itatiaia, o representante celeste já está lá desde o último domingo e ficará somente até esta sexta-feira.

O jogador está emprestado pelo Deportivo Cali ao Junior Barranquilla, que tem a preferência de compra ao fim do contrato. A princípio, o clube iria adquirir 70% dos direitos econômicos e repassá-lo ao Cruzeiro por empréstimo. A equipe mineira serviria como vitrine. No entanto, as duas agremiações da Colômbia ainda não entraram em um acordo, o que dificulta a transferência do atleta para Minas Gerais.

Os motivos para o impasse não estão tão claros. A diretoria do Barranquilla culpa o Deportivo Cali por voltar atrás e dificultar o repasse do percentual, o que é negado pelo outro lado da negociação. Enquanto isso, o Cruzeiro assiste ao desenrolar da trama. Se não conseguir ficar com o jogador, partirá para um plano B e vai tentar contratar outro atleta com o mesmo perfil, mas ainda não tem nome definido.

A primeira vez que o assunto veio à tona, aconteceu na segunda metade de dezembro passado. Na ocasião, a Rádio Antena 2 trouxe a informação de que a diretoria celeste observou Cuéllar em alguns jogos e mostrou interesse pelo atleta de 23 anos.

Na véspera do Natal, Cuéllar já admitia ter recebido a proposta do Cruzeiro, que na época ainda negava o interesse. Nas entrevistas seguintes e mais recentes, o volante demonstrou estar cada vez mais focado no clube mineiro, onde estaria mais visado para mostrar seu futebol. O desenrolar das negociações mostravam certo otimismo a favor do Cruzeiro, mas os indícios de um desfecho rápido não aconteceram.