Topo

Time mais velho de 2015, Vasco rejuvenesce elenco e diminui média de idade

Garotos da base do Vasco foram promovidos: dez entre 17 e 20 anos - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Garotos da base do Vasco foram promovidos: dez entre 17 e 20 anos Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2016 06h00

O Vasco foi considerado o “time de vovôs” de 2015. Com muitos trintões, o Cruzmaltino tinha a maior média de idade do Campeonato Brasileiro da Série A com 30,4 anos. Porém, a reformulação ocorrida este ano, com a saída de alguns veteranos e a promoção de jovens da base, fez com que o elenco se rejuvenescesse e a média baixasse para em torno de 25 anos.

No total, dos 33 jogadores relacionados para a pré-temporada em Pinheiral (RJ), dez têm idades entre 17 e 20 anos e são formados na base do clube.

Entre os com 30 ou mais, seguem no clube Martín Silva, Rodrigo, Julio Cesar, Diguinho, Andrezinho, Julio dos Santos, Nenê e Jorge Henrique. Marcelo Mattos, com 31, foi contratado.

Guiñazu, Herrera, Leandrão, Nei, João Carlos, Felipe Seymour e Serginho deixaram o Crumaltino e ajudaram a diminuir a média.

Apesar do grande número de veteranos em 2015, o jogador que mais atuou na temporada foi o zagueiro Rodrigo, de 35 anos, que disputou 58 partidas.

Embora tenha promovido muitos jovens para o período de treinos em Pinheiral, o técnico Jorginho já adiantou que a maioria deles não deverá permanecer, em um primeiro momento, no elenco profissional, o que deve aumentar a média de idade, a menos que eles convençam bastante o treinador na pré-temporada.

De contrato renovado, o zagueiro Luan aposta no grupo que está sendo formado.

“A expectativa para 2016 é muito boa. É um ano de muito trabalho. O começo do ano é muito intenso, desgastante, e esperamos fazer uma grande temporada. O Carioca está aí. É difícil, disputado. Vamos tentar manter o título, vamos ver o que o Jorginho quer. Temos uma base montada do ano passado. Mesmo o que aconteceu, já temos uma base. As chegadas do Pikachu, do Marcelo Mattos e dos meninos da base vão nos ajudar bastante”, disse.