Topo

Início de ano com maratona e mudança por Carioca impõe desafios ao Fla

Muricy Ramalho comanda treino do Flamengo durante a pré-temporada em Mangaratiba - Gilvan de Souza/ Flamengo
Muricy Ramalho comanda treino do Flamengo durante a pré-temporada em Mangaratiba Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2016 06h00

O Flamengo vai colocar o elenco à prova logo nos primeiros jogos da temporada. Além da inscrição do elenco principal para a disputa do Campeonato Carioca, o clube tem pela frente uma maratona de jogos com os compromissos na Liga Sul-Minas-Rio e na Copa do Brasil.

A ideia inicial era a de que um elenco alternativo representasse o Rubro-negro no Estadual. Não necessariamente os titulares serão escalados em todos os jogos, porém, a exigência contratual da TV Globo alterou de forma considerável o planejamento.

Atingir e manter a performance em alto nível será o principal desafio do técnico Muricy Ramalho. Além do comandante, preparação física e departamentos de fisiologia e médico serão bastante exigidos. O tempo de recuperação entre os jogos será menor e tornará necessária a reformulação do que foi programado.

A tendência é a de que os jogadores mais desgastados sejam poupados em alguns compromissos pelo Campeonato Carioca. Existe a preocupação com as lesões e tirá-los de ação em determinados momentos aparece como a solução viável para evitar problemas.

O Rubro-negro terá uma amostra do que encontrará na temporada logo na próxima semana. Será o primeiro teste do elenco com viagens e diante da necessidade de uma recuperação física de qualidade para quatro compromissos em nove dias.

A delegação viaja para Fortaleza no dia 20 e enfrenta o Ceará no Castelão, em 21 de janeiro. Depois, o time vai ao Recife jogar contra o Santa Cruz, dia 24. A estreia na Liga Sul-Minas-Rio acontece no dia 27, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O primeiro jogo no Campeonato Carioca está marcado para 30 de janeiro, frente ao Boavista, possivelmente em Edson Passos.

É na correria que o Flamengo começa a temporada e nela terá de resolver os problemas para conquistar vitórias e alcançar os objetivos definidos pela administração Bandeira de Mello.