Topo

Cruzeiro dificulta saída por empréstimo e afasta Gabriel Xavier do Grêmio

Gabriel Xavier é alvo do Grêmio mas a negociação está complicada para os gaúchos - Cruzeiro/Divulgação
Gabriel Xavier é alvo do Grêmio mas a negociação está complicada para os gaúchos Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

07/01/2016 14h17

Uma mudança na relação do Cruzeiro com clubes interessados em seus atletas por empréstimo afasta Gabriel Xavier do Grêmio. A partir deste ano, os mineiros só liberam jogadores sem auxiliar em nada no pagamento de salários. Assim, um eventual negócio com o Tricolor se torna mais difícil. 

"No futebol brasileiro, eles estão achando que somos casa de caridade. Querem que a gente pague 50% do salário, ou mais de 50% do salário, e eles formam os times as custas da gente durante toda a temporada. Isso não fazemos mais, isso foi modificado para este ano", disse o presidente mineiro, Gilvan de Pinho Tavares. 
 
E tal condição afasta uma investida gaúcha pelo meia-atacante Gabriel Xavier. Mesmo que os vencimentos do atleta de 22 anos não estejam entre os mais altos do Cruzeiro e caibam na folha de pagamentos do Grêmio, ter um novo jogador para pagar integralmente antes mesmo da saída de alguém não é o que os gaúchos planejam. 
 
Além disso, segundo o Grêmio, o Cruzeiro só aceitaria iniciar uma negociação de empréstimo pago. Não seria apenas o salário, mas ainda necessário uma compensação para a equipe abrir mão de Gabriel Xavier até 2017. 
 
Ao receber estas informações, o Tricolor recuou e sequer formalizou proposta para ter o jogador. Mas o tema ainda não foi encerrado e tal investida pode ocorrer nos próximos dias. 
 
"Fizemos uma sondagem. Tenho uma boa relação com o Thiago Scuro, diretor do Cruzeiro. Mas o clube tem uma nova política em relação a empréstimo e custos. Não há negociação encaminhada. Eu diria até que se fosse acontecer, hoje estaria em parâmetros difíceis para o Grêmio", explicou o diretor executivo de futebol gremista, Rui Costa. 
 
Apreciado pelo comando do clube e o técnico Roger Machado no Grêmio, Gabriel Xavier tem contrato com o Cruzeiro até 2018. Na última temporada disputou 23 jogos e marcou um gol apenas. Sua trajetória foi marcada pelo rótulo de '12 jogador'. Tanto que das 23 partidas ele começou como titular em apenas quatro e entrou durante o jogo em 19 oportunidades.