Após reportagem do UOL, governo de SP lança 4ª versão sobre atraso no metrô

O Governo do Estado de São Paulo enviou nota à redação do UOL Esporte nesta terça-feira para tentar explicar o atraso de mais de quatro anos na entrega da Linha 17-Ouro do Metrô, que é um monotrilho que cortará parte da zona Sul da cidade, ligando o aeroporto de Congonhas à rede metroviária do município.
Para justificar o atraso de mais de quatro anos no projeto, o governo paulista afirmou que "a Linha 17-Ouro foi retirada da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo-2014 porque os jogos deste torneio de futebol na capital paulista aconteceriam no estádio que foi construído no bairro de Itaquera, zona Leste da cidade, e não no Morumbi, como cogitado inicialmente".
Esta é a quarta versão do governo paulista para o mesmo atraso, que não para de aumentar. A reportagem guarda todas as versões, enviadas ao portal de 2011 até hoje. A versão da vez contraria todas as anteriores.
No dia 17 de novembro de 2011, o UOL Esporte revelou que o Governo do Estado de São Paulo alterava pela primeira vez a data de entrega da obra. A Linha 17-Ouro é prevista para ter 18 quilômetros. A partir de novembro de 2011, a tempo para a Copa do Mundo, apenas pouco mais de um terço da linha, ou 7,7 quilômetros, estariam prontos.
Quando o Estado assinou o compromisso constante da Matriz, a previsão era entregar a obra toda a tempo antes da Copa do Mundo. Para tanto, o governo paulista obteve um financiamento de R$ 1,1 bilhão da Caixa Econômica Federal. O valor já estava disponível, enquanto a contrapartida do Estado de São Paulo, de acordo com alteração publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de novembro de 2011, caíra de R$ 2,02 bilhões para R$ 799,5 milhões.
De acordo com nota da Secretaria de Estado de Planejamento enviada ao UOL Esporte no dia 10 de novembro, a redução do compromisso paulista para a Copa acontecia porque, quando a Matriz de Responsabilidades fora assinada, esperava-se que o estádio a ser utilizado para a Copa do Mundo seria o Morumbi, destino final da Linha 17-Ouro. Depois que um estádio no bairro de Itaquera (zona Leste) fora escolhido para a Copa, o plano teria mudado.
Então, dizia a nota da secretaria estadual: "Com a mudança do estádio da zona sul para a zona leste, o trecho estratégico da Linha-17 para a Copa do Mundo passou a ser a ligação do Aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária, passando por uma importante zona hoteleira. Este trecho estará pronto até a Copa". A pasta ressaltava ainda que não reduzira o valor que irá investir no monotrilho, apenas retirara o montante da Matriz porque seria utilizado em trechos da obra que não ficariam prontos até a Copa.
Já no dia 5 de abril de 2012, o UOL Esporte revelou que, embora o governo estadual continuasse prometendo entregar pelo menos parte do monotrilho a tempo da Copa, o próprio contrato assinado entre o Estado e o consórcio construtor previa sua entrega para depois do Mundial. Na ocasião, antes de publicar a reportagem, o portal perguntou à Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos qual era a data de entrega da Linha 17-Ouro. Em nota, a pasta informou que "o primeiro trecho está previsto para 2014". A reportagem, então, entrou novamente em contato com a secretaria, desta vez solicitando que fosse informada precisamente a data de entrega da obra que está prevista em contrato. Desta vez, a secretaria não respondeu.
As coisas mudaram após a publicação da reportagem, contrariando a informação passada pela pasta estadual. Daí, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, por meio de seu coordenador de comunicação, Luiz Guilherme Fabrini, ligou para o UOL Esporte e disse que, em que pese o contrato não prever a entrega do modal a tempo para a Copa, o governo trabalhava para entregar a primeira fase da Linha 17 no dia 31 de maio de 2014. Como se sabe, isso não ocorreu.
Já no dia 22 de novembro de 2012, o UOL Esporte publicou nova reportagem sobre a obra, informando que, pela primeira vez, o governo estadual admitia que não entregaria parte nenhuma do monotrilho a tempo do Mundial. O próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB) passou a dizer que a primeira parte da obra só seria entregue no segundo semestre de 2014, depois da Copa, o que não era um problema, já que, como explicou à época o governador, era "uma obra para a cidade, e não para a Copa".
Como se sabe, nenhuma parte da obra foi entregue até hoje. Veja, abaixo, a íntegra da nota do governo estadual enviada ao UOL Esporte, com a quarta versão de prazos e justificativas para o atraso enviada pelo governo paulista somente à redação do portal:
"O Metrô lamenta não ter sido procurado para prestar esclarecimentos sobre a matéria publicada hoje, dia 17, no portal de notícias (http://esporte.uol.com.br/futebol/listas/so-uma-das-12-cidades-sede-da-copa-entregou-principal-obra-ate-agora.htm), que cita, de forma equivocada, o monotrilho da Linha 17-Ouro, como obra “dentro do planejamento brasileiro em mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014”.
A Companhia esclarece que a Linha 17-Ouro foi retirada da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo-2014 porque os jogos deste torneio de futebol na capital paulista aconteceriam no estádio que foi construído no bairro de Itaquera, zona Leste da cidade, e não no Morumbi, como cogitado inicialmente. Em 26 de dezembro de 2012, foi publicada no DOU a Resolução nº 22, de 21/12/12, do Ministério do Esporte, autorizando a atualização da Matriz de Responsabilidade da Copa 2014 com a devida exclusão da Linha 17 – Ouro. Importante frisar que esta linha foi projetada independentemente da realização do evento, para atender à população da região metropolitana de São Paulo, beneficiando a mais de 400 mil pessoas por dia."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.