Topo

Há 16 anos, Botafogo sofria na mão do Palmeiras um 6 a 0 histórico

João Wainer/Folhapress
Imagem: João Wainer/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

06/11/2015 07h48

O Botafogo sofreu, há 16 anos, sua derrota mais elástica em Campeonatos Brasileiros: um 6 a 0 aplicado pelo Palmeiras, que àquela altura já se via às vésperas da partida contra o Manchester United, pela decisão do Mundial de clubes. O Palestra Itália, em São Paulo, foi o palco do chocolate.

Asprilla, atacante colombiano, fez dois gols em apenas 11 minutos. Cleber, zagueiro folclórico, ampliou ainda no primeiro tempo e o também defensor Agnaldo Liz, já na segunda metade, transformou a vitória em goleada. Pena e Evair deram números finais ao massacre.

Naquele 6 de novembro de 1999, o alviverde não havia completado nem cinco meses desde a conquista da Libertadores sobre o Deportivo Cali, em duelo vencido nos pênaltis. Entrou em campo com equipe mista, mas Marcos, Arce, Roque Júnior, Rogério, Zinho e Evair jogaram tanto a finalíssima do continental quanto este 6 a 0.

"No fim da partida, a torcida palmeirense, que durante a semana havia hostilizado alguns jogadores, aplaudiu a atuação do time e, em especial, o técnico Luiz Felipe Scolari", destacou a edição do dia seguinte do jornal Folha de S. Paulo, lembrando que o clube, a despeito do recente título continental, passava por princípio de crise.

O confronto, ocorrido na penúltima rodada do nacional, valia muito ao Palmeiras. Até então, o time comandado por Felipão era o 11º do Brasileirão - oito se classificavam às quartas de final. Com a vitória, somada aos tropeços de Flamengo, Atlético-PR e Atlético-MG, chegou à oitava colocação.

Quatro dias depois, contudo, os paulistas perderam para o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, e deixaram escapar a vaga no mata-mata. Se tivessem permanecido em oitavo, teriam encarado o rival Corinthians na fase posterior - vale lembrar que o alvinegro conquistou o título desta edição.

O Botafogo, como recorda a Folha, passou a depender, a partir do revés marcante, de um triunfo sobre o Guarani na rodada decisiva para se manter na elite do futebol brasileiro. Caso contrário, teria de fazer contas e torcer por outros resultados. Bateu o Bugre por 1 a 0 e terminou em 14º.

Vinte e quatro dias mais tarde, no Japão, foi a vez de o Palmeiras amargar derrota sofrida - esta, porém, por apenas 1 a 0. Com gol de Roy Keane, após falha de Marcos, o Manchester United bateu o alviverde no Mundial.