Topo

Veja o estádio 'paradisíaco' que encantou Zidane. Mais bonito da Europa?

Do UOL, em São Paulo

30/09/2015 06h00

De um lado, altas montanhas. Do outro, o Oceano Atlântico. E no meio dessa paisagem nas Ilhas Canárias está um estádio de futebol que arranca suspiros de adversários, turistas e fãs do esporte. Até Zinedine Zidane se derreteu pelo estádio Nuevo Silvestre Carrillo e fez questão de publicar uma foto em seu Instagram.

“Cada estádio é uma descoberta. Esse é mais um motivo que nos faz amar o futebol. Temos jogo aqui amanhã”, escreveu Zidane há alguns dias, antes da partida de seu time, o Real Madrid B, contra o Mensajero, proprietário do estádio.

São muitos os levantamentos que apontam o Nuevo Silvestre Carrillo como um dos estádios mais bonitos da Espanha e até da Europa. Ele fica na cidade de Santa Cruz de la Palma, capital de La Palma, no famoso arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, a oeste da África.

O estádio está no pé das montanhas e fica numa subida íngreme. Por isso, o campo está acima de um prédio comercial cujos pisos são irregulares, variando entre dois e seis andares. A capacidade é de seis mil torcedores, posicionados principalmente atrás dos gols. Uma das laterais não tem arquibancada. É a montanha que protege esse lado.

O Mensajero disputa a Segunda Divisão B da Espanha, equivalente à terceira divisão, mas durante a maior parte de sua história participou apenas de competições entre as ilhas. A entrada nos campeonatos nacionais se deu no início dos anos 1990.

Apesar da beleza do estádio, o Mensajero está em dificuldades em campo. Nas seis rodadas disputadas até agora, a equipe empatou dois jogos e perdeu quatro, amargando a lanterna de seu grupo. Neste domingo, o Mensajero volta a atuar no Nuevo Silvestre Carrillo e espera deixar o estádio não só com boas imagens, mas com alguns pontos na bagagem.