Topo

Barcelona rompe com 'Messi mirim' por medo de mais uma punição da Fifa

Matías Lacava, o "Messi venezuelano" - Reprodução/Barcelona - Reprodução/Barcelona
Matías Lacava é filho de Rafael Lacava, prefeito chavista de Puerto Cabello (VEN)
Imagem: Reprodução/Barcelona

Do UOL, em São Paulo

21/08/2015 06h00

Não é incomum ver um jovem talento do futebol ser comparado a Lionel Messi. Matías Lacava é mais um dessas joias com futuro promissor no mundo da bola.
Canhoto, baixinho, mirrado, ágil e habilidoso, ele dá motivos para lembrar a trajetória do maior jogador da história da história do clube catalão.

Em 2012, ainda aos 9 anos, Lacava ganhou a alcunha de “Messi venezuelano” depois que o vídeo com os melhores momento do craque mirim transformou-se em viral na internet.

Seu estilo de conduzir a bola, a facilidade de mudar de direção ao driblar e a astúcia para se livrar de marcadores maiores chamou a atenção dos olheiros do Barcelona. E Lacava foi parar nas categorias de base do time culé, La Masia, em 2013.

Mas o talento não foi seu único credencial para chegar à Espanha. Matías é filho de Rafael Lacava, prefeito chavista de Puerto Cabello - capital do estado de Carabobo e cidade litonânea conhecida por uma das bases navais e um dos portos mais relevantes da Venezuela.

Casado com Nancy González, outra militante convicta do Bolivarianismo, Rafael tem outros três filhos - Adriana, Isabella y Alessandro. E mudou a vida de sua família por causa do futuro promisso do filho mais famoso.

Hoje, toda a família mora em Barcelona – enquanto ele se divide entre a Prefeitura de Puerto Cabello e os voos constantes para ver a prole e a mulher na Catalunha.

Em julho desse ano, aliás, Rafael Lacava anunciou sua candidatura para a Federação Venezuelana de Futebol (FVF). Do outro lado do Atlântico, agora aos 12 anos, Matías Lacava continua a encantar.

Mesmo mais novo que seus companheiros, o “Messi venezuelano” foi titular do Infantil B do Barcelona na temporada passada, quando, inclusive, esteve entre os artilheiros do time.

Mas a promissora trajetória de Matías Lacava para ser o novo Messi foi interrompida precocemente nesta quinta-feira (20).

Após sofrer ameaça de sanção da Fifa por não cumprir com os requisitos de contratação de menores de idade, o Barcelona rompeu o contrato com a promessa venezuelana.

Mas não foi só ele. O jovem holandês Fode Fofana também teve seu contrato interrompido pelo mesmo motivo.

Os dois se juntam ao camaronês Patrice Soussia e o norte-americano Ben Lederman, que já haviam sido afastados após punição da Fifa que proibiu o Barcelona de contratar jogadores e inscrevê-los em competições até janeiro de 2016.