Topo

Morre Zito aos 82 anos, bicampeão do mundo pela seleção brasileira e Santos

FERNANDO SANTOS/Folha Imagem
Imagem: FERNANDO SANTOS/Folha Imagem

João Henrique Marques

Do UOL, em Santos

14/06/2015 23h28

Morreu neste domingo José Ely de Miranda, mais conhecido como Zito, um dos responsáveis por revelar Neymar e por ser integrante do time que tinha Pelé. Ele morreu em sua casa, em Santos, aos 82 anos.

A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do Santos, que não revelou a causa. O velório será nesta segunda-feira, das 8 às 11 horas, no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade do litoral paulista. Depois do velório, o corpo será encaminhado para Roseira, no interior de São Paulo, cidade natal de Zito. 

O ex-jogador recebia acompanhamento médico em casa depois que sofreu um Acidente Vascular Cerebral há menos de um ano. Ele passou 32 dias na Santa Casa de Misericórdia de Santos.

Modesto Roma, presidente do Santos, foi informado da morte em participação ao vivo no programa Mesa Redonda, da Gazeta.

"Difícil, cara, difícil falar do amigo, principalmente. A cadeira do Zito na Vila é ao lado da minha, assistimos muitos jogos juntos e eu dizia: 'você é o maior corneteiro que conheci'. Mas um homem com uma visão. Você falou Neymar? Eu digo que Zito viu Robinho, viu Diego, foi um dos grandes nomes de revelação do Santos. Zito é um amigo, agora já saudoso. Meu sentimento a dona Cecíla, às filhas do Zito e, realmente, triste, chateado pela perda do grande capitão, ele sim, o grande capitão", falou o presidente ao ficar sabendo.

Pela morte de Zito, o Santos decretou sete dias de luto oficial e suspendeu as atividades desta segunda-feira. O clube lançaria um livro do título Paulista nesta segunda-feira, mas cancelou o evento.

“Obrigado por tudo, Zito. Descanse em paz, eterno capitão”, escreveu o Santos no Twitter.

Relembre a carreira

Pelo Santos, Zito fez parte do time que teve Pelé, Pepe e Coutinho. Juntos, eles foram campeões do Mundial em 1962 e 1963.

Além de história pelo Santos, Zito também se destacou com a camisa da seleção brasileira. Ele esteve nos dois primeiros títulos mundiais, em 1958 e 1962. Ele ainda disputou a Copa de 1966.

Foram 15 anos de Zito jogando pelo Santos, entre os anos de 1952 e 1967. Ele ficou famoso por incentivar os companheiros a continuar fazendo gols mesmo quando uma larga vantagem já havia sido construída.

Depois de se aposentar, Zito assumiu um papel importante nas categorias de base do Santos. Ele é conhecido por ter descoberto nomes como Neymar, Robinho e Diego.

Leia mais sobre a carreira de Zito