Topo

Carlo Ancelotti deixa o Real Madrid após temporada abaixo da média

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 15h19

O que já era amplamente especulado pela imprensa europeia nas últimas semanas se confirmou nesta segunda-feira (25). Apesar do amplo apoio entre atletas do elenco, o treinador italiano Carlo Ancelotti não é mais treinador do Real Madrid. A decisão foi oficializada durante entrevista coletiva concedida por Florentino Pérez.

"Como todos podem imaginar, foi uma decisão difícil, principalmente para Junta Diretiva. Se fosse fácil tomar decisões, não seria o Real Madrid. Mas precisamos pensar no melhor para o clube. O Carlo fez dois bons anos, tenho muito carinho por ele. Carlo foi uma parte importante da nossa história, pois foi quem venceu a décima Liga dos Campeões. No Real, a exigência é máxima, e queremos que isso nos dê um novo impulso que nos permita conquistar novos títulos e nos tornar mais competitivos. Temos uma equipe que sabemos que, com trabalho, iremos ter novas alegrias. O mais importante é a forma como trabalhamos. Quero agradecer publicamente Ancelotti por esses dois anos de trabalho e por todo seu carinho. Na próxima semana, já conheceremos o nome do novo treinador do Real Madrid", afirmou o mandatário.

O treinador estava no comando do Real desde junho de 2013 após boa passagem pelo PSG, onde conquistou o Campeonato Francês. No clube espanhol, Ancelotti teve a tarefa de substituir o português José Mourinho, considerado um dos melhores técnicos da atualidade.

Sob seu comando, a equipe conquistou pela décima vez a Liga dos Campeões da Europa. Tal feito fez com que o treinador se tornasse o segundo a conquistar o principal torneio europeu em três oportunidades, junto com Bob Paisley, ex-treinador do Liverpool. O italiano também levou o Real a conquistar a Copa do Rei e o Mundial de Clubes de 2014.

Além do aspecto esportivo, o técnico se destacou por conseguir manter o equilibro no vestiário merengue, recheado de estrelas como Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, James Rodriguez e Toni Kroos. Diversos atletas manifestaram apoio ao treinador ao término da temporada, mas não foi o suficiente para garantir a permanência do italiano no clube.

Com a demissão de Ancelotti, o Real Madrid chega a nove treinadores nos últimos 12 anos. Neste período, passaram treinadores consagrados mundialmente como Vicente Del Bosque, campeão da Copa do Mundo com a Espanha, Manuel Pellegrini, atual treinador do Manchester City, e o brasileiro Vanderlei Luxemburgo. 

Segundo a imprensa europeia, alguns técnicos são cotados para assumir o comando do Real Madrid. São eles Jurgen Klopp, que deixou o comando do Borussia Dortmund, Rafael Benítez, que dirige o Napoli, e Ernesto Valverde, atual treinador do Atlético de Bilbao. Também foi especulado um possível retorno de José Mourinho ao clube, mas o treinador fez questão de negar a possibilidade.