Topo

Ronaldo: "País não aproveitou o legado da Copa do Mundo"

Ronaldo criticou o legado da Copa do Mundo, em evento para lançar uma rede de academias de futebol - Bruno Thadeu/UOL
Ronaldo criticou o legado da Copa do Mundo, em evento para lançar uma rede de academias de futebol Imagem: Bruno Thadeu/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 12h23

O ex-jogador Ronaldo fez críticas à gestão pública quanto à infraestrutura usada para a Copa do Mundo. Antigo membro do COL (Comitê Organizador Local), o Fenômeno entende que o Brasil não aproveitou o legado e ainda arca com os custos de estádios subaproveitados.

“Aproveitamos muito pouco a chance de termos recebido uma Copa do Mundo. Isso é notório. Recebemos investimentos muito grandes. Acho isso uma pena. Alguns estádios da Copa a gente vê que já estão abandonados. Obras prometidas que não foram entregues, obras de mobilidade que seriam para a melhora do Brasil. O povo brasileiro está cansado e está tentando mudar”, disse Ronaldo, durante o lançamento de academias de futebol batizadas de “R9 - Ronaldo Academy”.

Fazendo críticas à atual administração do futebol brasileiro, o ex-jogador declarou que a criação de academia que leva seu nome tem, além do aspecto comercial, o intuito de ajudar a formar jovens atletas no futebol. “O futebol brasileiro está parado. Hoje você vê só Neymar como craque. Na minha época, havia cinco ou seis ídolos. O Brasil vive uma crise de formação de atletas. Desenvolveremos projeto para dar toda a estrutura na formação do jovem”, acrescentou Ronaldo.

As academias de Ronaldo terão, inicialmente, unidades no Brasil e nos Estados Unidos. Segundo o craque, 20% das inscrições serão destinadas gratuitamente a crianças carentes de 4 a 18 anos. As primeira academias no país deverão ser construídas em Campinas, interior paulista.

Outros temas abordados por Ronaldo:

Neymar

“É o nosso único craque. É pouco para o futebol. Não querendo ser saudosista, na minha época o torcedor tinha craques como Rivaldo, Romário, Bebeto, Ronaldinho e outros”

Corinthians na Libertadores

“O Corinthians vem apresentando o melhor rendimento no futebol brasileiro. O time fez bons jogos e é o favorito na Libertadores”

MP no futebol

“O Governo deveria chegar de forma aberta e não com imposição [sobre medida provisória que parcela dívidas de clubes, mas impõe série de contrapartidas]. O clube precisa ter oportunidade de se reinventar para ter futuro brilhante”

Favoritos na Liga dos campeões

“Bayer x Barcelona está muito equilibrado. Muito difícil dar opinião. O Bayer atravessa fase muito boa e pode surpreender. Quando a Real x Juventus, eu já fui eliminado como jogador do Real na mesma fase contra a Juventus. O elenco do Real é superior, mas não tem favorito”

Academia R9 funcionará com o intuito de vender jogadores?

A gente não quer comercializar. A gente quer preparar o jovem, dar condições a ele que eu não tive quando jovem. Logicamente que se um grande jogador aparecer, a prioridade será oferecer ao Strickers (clube norte-americano administrado por Ronaldo)”