PUBLICIDADE
Topo

Poliglota, atacante do Cruzeiro diz que sonho ameniza saudade da família

Joel, atacante do Cruzeiro, é fluente em inglês, francês, português e espanhol - Washington Alves/Light Press
Joel, atacante do Cruzeiro, é fluente em inglês, francês, português e espanhol Imagem: Washington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2015 19h22

Natural de Camarões, Joel está no Brasil desde os 15 anos de idade. Na chegada ao país, além de aperfeiçoar o futebol, o atacante aprendeu o quarto idioma, tornando-se poliglota. Em suas entrevistas desde que chegou ao Cruzeiro, o português parece até o seu primeiro idioma, tamanha a facilidade para se comunicar com os jornalistas.

Na tarde desta sexta-feira, o camaronês foi selecionado para ir à sala de imprensa da Toca da Raposa II e demonstrou naturalidade com a língua falada no Brasil. Questionado sobre os idiomas que fala, ele explicou.

“O francês e o inglês são as línguas oficiais de Camarões (terra natal do atacante). O português eu aprendi aqui e o espanhol eu aprendi enquanto estava na escola”, afirmou o jogador.

Joel nasceu em Nkongsamba, no litoral de Camarões. A população local utiliza o francês e o inglês para se comunicar, o que contribuiu para o aprendizado do atleta contratado pelo bicampeão brasileiro em dezembro do ano passado.

Em terras sul-americanas desde 2009, ele conta por que optou por se mudar para o Brasil, onde defendeu Iraty-PR, Londrina e Coritiba antes de assinar por quatro temporadas com o Cruzeiro.

“Alguns devem saber. Cheguei ao Brasil em 2009 e uma motivação foi pelo fato de o Brasil ser o país do futebol. Conversei com as pessoas que me trouxeram, decidimos que no Brasil eu poderia crescer muito mais”, contou.

A distância da família é um fator que ele garante ser minimizado devido ao desejo de construir uma carreira de sucesso no futebol: “A partir do momento que você coloca na cabeça que vai correr atrás de um sonho, isso acaba amenizando a saudade”, concluiu.

Futebol