Topo

Conheça a craque do Barça que encanta a Catalunha e virou música do Skank

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

28/01/2015 06h00

Musa, gata, rainha do Barça...para viajar por essa história tente não se deixar levar por essas denominações. É um pedido da catalã Alexia Putellas. Beleza, então no caso, é o adjetivo que se encaixa perfeitamente no gol que projetou a jogadora de 20 anos mundialmente em 2013. Um golaço, destes raros no futebol com drible desconcertante, marcadoras no chão, e de quebra, em uma final.

O gol foi marcado na disputa da Copa da Rainha da Espanha, em 2013, na vitória por 4 a 0 contra o Zaragoza, e inspirou o grupo brasileiro Skank na produção de uma música no ano seguinte. A canção “Alexia” (ver vídeo) mistura a narração da jogada com citações turísticas e artísticas de Barcelona. Uma obra finalizada do jeito que a jogadora do Barça gosta, com enfoque no futebol, característica básica de outras canções da banda mineira.
 
“Não sou modelo, não quero viver disso. Sou jogadora de futebol e espero que falem de mim pelo que faço no campo. Por isso gosto tanto de falar do vídeo, por ser uma jogada que me projetou. Fisicamente, gosto de ser exposta pelo meu jogo”, disse Alexia Putellas ao UOL Esporte.
 
A jogadora recebeu a reportagem antes do treinamento da equipe na Cidade Esportiva Joan Gamper, a sede do Barcelona. Na conversa, contou sobre a admiração ao futebol gerada em uma infância sem preconceitos pela prática do mesmo, mas como uma preferência dos familiares pelo esporte praticado como tradição: o basquete.
 
O caminho no futebol começou a ser percorrido com jogos na rua ainda com quatro anos de idade. Nele, não há relatos de dificuldade financeira ou falta de apoio de amigos. O drama fica por conta do adeus forçado às aulas de dança de esbarts, tradicional na Catalunha.
 
“E adoro a dança. Só que quando a deixei é por ter alcançado um momento de escolha. Eu atingi o ponto em que treinava, jogava, tinha uma rotina dedicada ao futebol, que é a mesma atualmente”, contou.
 
Alexia está solteira e no momento também reserva horas para a faculdade. O curso de administração de empresas é feito pela internet, com a presença física em uma universidade de Barcelona somente na realização das provas: “Espero seguir carreira no futebol, sim, mas também quero ser especialista em uma área que tenho apreço por uma questão de crescimento pessoal”, destacou.
Alexia sabe que com 1,75m, olhos verdes, cabelo castanho liso, fica impossível a realização de um álbum com fotos em atividade sem destaque para os traços. Mas, voltando ao futebol, o Brasil, além da música do Skank, ainda traz boas lembranças a jogadora através de Rivaldo.
 
A fã do Barcelona começou a jogar futebol em 98, época a qual Rivaldo brilhava com a camisa 11 do clube, a mesma utilizada por Alexia atualmente: “Ele carrega a bola com a esquerda, joga como meia-atacante, e fazia belas jogadas. É o meu jogador preferido”, comentou.
 
No currículo da jogadora já estão o troféu de Bola de Ouro da Copa da Rainha da Espanha em 2013, e participações pela seleção espanhola. Com o Barcelona, a projeção é grande por conta do poderio do time detentor de todos os troféus nacionais há anos.
 
“Eu conheço a Alexia desde que ela tinha nove anos e jogava nas equipes inferiores do Barcelona. É uma jogadora que se encaixa bem em qualquer time, pois faz várias funções. Eu acompanhei o crescimento da Alexia e posso dizer que é tão boa como jogadora quanto pessoa”, disse o treinador do time feminino do Barcelona, Xavier Llorens.
 
O departamento de futebol feminino do Barcelona é bem estruturado. O clube conta com um time B, assim como o masculino, e ainda duas categorias inferiores. Alexia, já chamada de “Messi de saias” pela mídia catalã, tem um dos maiores salários.
 
“Eu posso dizer que consigo viver do futebol. Mas não tenho obrigação de sustentar minha família. O meu foco não é financeiro. Quero seguir com a prática do esporte que gosto e no meu clube de coração”, finalizou Alexia.