Topo

Convite para o Guarujá e respeito. Como Neymar virou melhor amigo de Messi

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

27/01/2015 10h09

Gol do Barcelona. Lionel Messi corre para comemorar, vira e aponta para Neymar. Este o abraça, ergue, beija e fala brincadeiras ao pé do ouvido. A cena é comum e ilustra bem o ótimo relacionamento dos dois jogadores do Barça. O brasileiro já faz parte de um circulo social quase que impenetrável do argentino. A amizade foi conquistada graças à bola, ação de intermediadores, e a aceitação do camisa 11 ao papel de coadjuvante.

O UOL Esporte ouviu de pessoas próximas a Neymar o quanto é surpreendente o apreço de Messi. O bom relacionamento já fez até mesmo o brasileiro chamar o argentino para curtirem juntos o último Réveillon no sul do Brasil, em convite negado pelo camisa 10 que preferiu ficar com os familiares em Buenos Aires. Agora, Neymar disse que o espera em sua casa em Guarujá para as férias do meio do ano.
 
“Ele não é só um grande jogador, o melhor que já vi. É ótima pessoa. A amizade que tenho com o Messi fora de campo é muito boa e quando existe essa relação fora do campo, dentro dele as coisas fluem naturalmente”, disse Neymar ao ser perguntado pela imprensa catalã nesta segunda-feira sobre o relacionamento com Messi. 
 
A mídia local coloca Neymar como o jogador mais próximo de Messi no atual elenco, superando até mesmo a afinidade com o compatriota Javier Mascherano. O meia Cesc Fàbregas e o goleiro Pinto eram considerados os melhores amigos do camisa 10, mas deixaram o Barcelona recentemente. 
 
Em eventos comerciais do clube ou nos treinamentos abertos ver o reservado jogador argentino pouco comunicativo é fácil. Só até Neymar se aproximar. Aí, brincadeiras entre eles, gozações a outros companheiros e muitas risadas se tornam frequentes.

"Por um lado está claro que Messi admira os bons jogadores e esse é o caso de Neymar. Ele ajuda Messi a ganhar. Por outro, entre um argentino e um brasileiro há muitas coisas mais em comum do que entre um argentino e um sueco com origem bósnia", opinou o jornalista argentino Sebastian Fast, autor da biografia não autorizada de Messi, livro que conta várias passagens da carreira do jogador e cita um grande desentendimento com o sueco Zlatan Ibrahimovic no Barcelona em 2009. 
 
O trato à bola não é ignorado no relacionamento Messi-Neymar. Pelo contrário. É visto como crucial por todos que o cercam. Um levantamento do jornal catalão Sport desta segunda-feira coloca o brasileiro como o melhor parceiro do argentino no Barcelona.
 
A reportagem cita os 35 marcados (Messi, 21 e Neymar, 14) em 20 jogos do Campeonato Espanhol em marca jamais atingida desde a estreia de Messi no clube em 2004 – a dupla David Villa (14 gols) e Messi (19 gols), totalizando 33 gols na temporada 2010-2011 ocupa o segundo posto. 
 
“O grande mérito de Neymar foi saber crescer ao lado de Messi. Aprendendo, e não competindo. Ele se aproximou de Messi ao invés de o ver como uma ameaça interna. Um mau entendimento pessoal só faria mal ao Neymar”, opinou o jornalista catalão do Sport, Joan Batlle. 
 
A aproximação de Neymar e Messi também tem uma família catalã de empresários como responsável. Pepe Costa começou o trabalho como dirigente no Barça em 2003, mas cresceu no clube como confidente e “faz tudo” de Messi. O filho, Alvaro Costa, desempenha o mesmo papel com Neymar desde a chegada em 2013, e é chamado pela imprensa local de o “toiss catalão” – Toiss é o nome dado por Neymar ao grupo de amigos brasileiros que o cerca desde a infância.
 
Pai e filho cuidaram da aproximação dos jogadores aos poucos. No primeiro ano de Neymar no clube, o contato entre eles era pequeno, somente em campo seja em treinos ou jogos.  Com o tempo, o brasileiro passou a dominar o idioma espanhol e agora eles trocam até mesmo mensagens por telefone, e são considerados os líderes dos vestiários do Barcelona. 
 
“Hoje me sinto importante aqui. Estou mais à vontade no vestiário e no campo. Estou mais solto pela liberdade que tenho com meus companheiros” assumiu Neymar.
 
A intimidade já fez Neymar até mesmo intervir uma discussão entre o técnico Luis Enrique e Messi no primeiro treinamento do ano de acordo com a imprensa catalã. Dois dias depois, o brasileiro ainda dava mais mostras de como se sente à vontade com o argentino quando, através de piada, provocou o treinador mandando recado ao amigo pela suplência na partida contra o Real Sociedad. “Craque, se aquece”, brincou o brasileiro enquanto o time perdia o jogo por 1 a 0 – placar final da partida.
 
“Os milhares de abraços que dão nos gols do Barcelona fazem com que ninguém duvide que existe uma cumplicidade real entre eles. Não há sociedade no futebol mais demolidora atualmente. O Messi percebeu que é mais fácil chegar ao gol ao lado de Neymar, e consequentemente, ficar perto de títulos, voltar a ser o melhor do Mundo. E o Neymar já soube aceitar o papel de coadjuvante”, opinou Sergi Solé, repórter catalão do jornal Mundo Deportivo.
 
“Eu já tive parceria com Robinho, Ronaldinho, e sempre me dei muito bem com eles no vestiário. Não vejo problema no papel (de principal) que o Messi tem aqui. Ele é o melhor jogador com quem já atuei na minha carreira", concordou Neymar.