Topo

Próximo de jogo histórico, Palmeiras ainda não tem sala de troféus pronta

Troféus do Palmeiras estão em uma depósito especial para objetos de valores - Folhapress
Troféus do Palmeiras estão em uma depósito especial para objetos de valores Imagem: Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

22/01/2015 06h01

Oito vezes campeão brasileiro, 22 vezes campeão do Estado de São Paulo, uma vez campeão da Libertadores e tantos outros títulos para o currículo palmeirense. A dias de comemorar os 100 anos do primeiro jogo desde a fundação, o Palmeiras ainda não tem espaço em seu novo estádio para exibir a sua história.

Fundado em 26 de agosto de 1914, a equipe alviverde tocou na bola pela primeira vez no dia 24 de Janeiro de 1915, ao vencer o Savóia (hoje chamado Clube Atlético Votorantim) por 2 a 0.

Apesar de já ter o Allianz Parque pronto para jogo, o Palmeiras ainda não recebeu da WTorre, construtora responsável pelo estádio, o "ok" para decorar e inaugurar o seu memorial, que terá direito ao tour dos troféus. A empresa admite que ainda não entregou o espaço.

O projeto original reserva um espaço para que a torcida pudesse gastar horas passeando por entre os símbolos das conquistas, mas tudo ainda está no papel. Não há prazo para a finalização.

A solução encontrada pelos palmeirenses para o jogo que marcará o aniversário, neste domingo (25), contra o Red Bull, foi exibir alguns troféus para a torcida em uma espécie de volta olímpica.

A taça que simboliza a primeira vitória estará no evento.

Hoje, os troféus seguem em um espaço reservado, administrado por uma empresa especializada em objetos de valor. O clube paga uma taxa mensal pelo serviço. Quando necessário para alguma comemoração, o troféu pode ser retirado e exibido, para depois voltar para o fundo das caixas.

Curiosamente, o palmeirense já escolheu justamente os símbolos de sua história para descontar a raiva. Em 1990, após ser eliminado do Campeonato Paulista, os torcedores destruíram a sala de troféus para protestar pela eliminação diante da Ferroviária.