Topo

Valdivia volta à seleção com gol "sem querer" e Chile goleia

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 23h03

A primeira participação de Valdivia com a seleção chilena após a Copa do Mundo terminou de forma agradável para ambos: o meia do Palmeiras anotou um gol praticamente sem querer e os chilenos derrotaram a Venezuela em amistoso na noite desta sexta-feira. Fáceis 5 a 0 em jogo disputado em casa, na cidade de Talcahuano.

Valdivia foi titular da equipe treinada por Jorge Sampaoli, diferentemente da maioria dos jogos na Copa, nos quais amargou o banco - contra o Brasil na oitavas, jogo da eliminação chilena, não entrou em campo. Dessa vez, solto no meio, ajudou Sánchez a se destacar no ataque e deu passes decisivos e belos.. Melhor para os chilenos que o meia palmeirense decidiu que ainda não é hora de abandonar a seleção.

Fases do jogo
A Venezuela não foi páreo para o Chile. Tirando uma única chance na segunda etapa, quando Rondón acertou a trave em cabeçada e Viscarrondo forçou Bravo a linda defesa no rebote, pouco atacou. O Chile, assim, chegava com perigo sempre que encontrava espaços na defesa rival.

No 1° tempo, usou a bola aérea: aos 17 minutos, Vidal cruzou para a área, o lateral esquerdo Mena, do Santos, tocou na segunda trave para o meio a Alexis Sánchez escorou para o gol.

Aos 45 minutos, foi a vez de Valdivia entrar na área, arriscar cruzamento com a esquerda e pegar torto na bola, que enganou o goleiro venezuelano e entrou. Antes de ser substituído Valdivia ainda achou, aos 11 min. do 2° t, Sánchez livre com passe em profundidade; o atacante rolou para Vargas ampliar. No final, Mlillar fez o quarto e Hernandez fecharam a goleada.

O melhor: Valdivia
A idolatria do palmeirense por Valdivia seria facilmente explicada caso ele atuasse em todo jogo pelo clube da mesma maneira com a qual jogou pelo Chile nesta sexta. Além do gol, ele mostrou a capacidade de achar passes em profundidade e até de calcanhar. Líder do time em campo.

Para lembrar
O Chile será a sede da Copa América 2015, que ocorrerá entre 11 de junho e 4 de julho. O sorteio dos grupos do torneio será no próximo dia 24 de novembro. Chile, Argentina e Brasil são os cabeças de chave.

Paraguai bate Peru: dois corintianos marcam
Em outro amistoso entre sul-americanos nesta sexta, dois jogadores do Corinthians marcaram na vitória do Paraguai sobre o Peru por 2 a 1.

O primeiro foi Romero, com belo chute de fora da área para abrir o placar para o Paraguai. Depois, Guerrero mostrou seu lado oportunista para empatar para o Peru de cabeça. Mas Gonzalez deu a vitória aos paraguaios de pênalti já no final do amistoso.