Topo

Luiz Adriano se junta a Maxwell e entra na seleção da semana do Fifa

Luiz Adriano, atacante do Shakhtar Donetsk, manda beijo para a torcida após marcar contra o Bate - AP Photo/Sergei Grits
Luiz Adriano, atacante do Shakhtar Donetsk, manda beijo para a torcida após marcar contra o Bate Imagem: AP Photo/Sergei Grits

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 15h47

Os cinco gols na vitória do Shaktar Donetsk, da Ucrânia, na Liga dos Campeões colocou o atacante brasileiro Luiz Adriano em destaque na Europa. De última hora, o ex-jogador do Internacional entrou na seleção da semana do game Fifa, anunciada nesta quarta-feira (22). Além dele, o lateral-esquerdo Maxwell, do PSG, também está na lista.

A escolha do jogador do Shaktar chegou após sua atuação de gala nos 7 a 0 sobre o Bate Borisov. Com cinco gols, ele quebrou quatro recordes de uma só vez: se tornou o primeiro brasileiro a marcar cinco gols em uma partida da Liga dos Campeões (somente José Altafini, o Mazzola, tinha o feito, com cinco gols na vitória do Milan por 8 a 0 sobre um time de Luxemburgo em 1962, mas na época já havia optado pelo cidadania italiana), fez o hat-trick (três gols na mesma partida) mais rápido da história da Liga dos Campeões, em apenas 7 minutos, foi o primeiro jogador na história da competição a marcar quatro gols no primeiro tempo e ainda virou o maior artilheiro da história do clube ucraniano (ele soma 117 gols pelo Shakhtar, superando em três a marca de Andriy Vorobey).

"Sem dúvida, é um dos dias mais importantes da minha carreira. Eu, como atacante, sempre entro em campo pensando em fazer gols e em ajudar o meu time a sair vencedor, mas nem nos meus melhores sonhos pensei em quebrar tantos recordes de uma vez. Estou muito feliz e emocionado com tudo o que venho passando aqui no Shakhtar. Vou ser eternamente grato ao clube", comentou Luiz Adriano após a partida.

O outro brasileiro da lista é Maxwell. Na terça, o PSG também jogou pela Champions, vencendo o Apoel, do Chipre, por 1 a 0, mas com atuação discreta do lateral. Ele brilhou, mesmo, na rodada do Campeonato Francês. Ainda na sexta-feira, ele marcou nos 3 a 1 sobre o Lens, que devolveu sua equipe para a vice-liderança do torneio. O gol, aliás, foi uma pintura: o goleiro Riou, do Lens, cortou um cruzamento e a bola sobrou na intermediária para Maxwell. Sem pensar duas vezes, o jogador arrumou para a perna direita, que não é a boa, e mandou por cobertura.

Outro destaque da seleção é o atacante Sergio Aguero, graças a sua boa atuação no fim de semana, na vitória do Manchester City sobre o Tottenham por 4 a 1. Ele marcou os quatro gols da goleada. Confira o time da semana:

Seleção da semana - 22/10/2014 - FIFA World - FIFA World
Imagem: FIFA World

Goleiro:

Talavera (MEX) – Toluca/MEX

Defesa:

Baines (ING) – Everton/ING

Godín (URU) – Atlético de Madri-ESP

Maxwell (BRA) – Paris St. Germain/FRA

Meio-campo:

Lahm (ALE) – Bayern de Munique/ALE

Gourcuff (FRA) – Lyon/FRA

Tadic (SER) – Southampton/ING

Callejón (ESP) – Napoli/ITA

Sneijder (HOL) – Galatasaray/TUR

Luiz Adriano (BRA) – Shaktar/UCR

Ataque:

Aguero (ARG) – Manchester City/ING