Topo

Conheça o menino que deixou a escola para ser titular do Corinthians

João Henrique Marques

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 06h00

Criado na favela e sem poder concluir o colégio por dedicação ao futebol. A história de Malcom não é diferente da grande maioria de jovens jogadores esperançosos em obter sucesso. O que difere o menino de 17 anos dos demais é a precocidade com que conseguiu sucesso.

Em 2008, com dez anos, ele arrasou o Corinthians ao comandar a goleada por 4 a 0 do Clube Esperia da Marginal Tietê. Dias depois, já balançava as redes na base do alvinegro. Atualmente, virou titular do time e já tem gol no profissional - marcado contra a Chapecoense.
O UOL Esporte ouviu funcionários que participaram da formação de Malcom no clube. Em comum entre todos está a opinião de que o menino é educado, dedicado e sonhador.

A escola Malcom teve que deixar no segundo ano do Ensino Médio. Na mesma época em que, por exemplo, Neymar teve que escolher o mesmo caminho por conta da dedicação ao futebol profissional. O jovem corintiano chegou a cumprir etapas do ensino com deveres domésticos, mas agora acumula viagens pelo país e uma rotina de treino pesada.
Malcom pulou etapas na categoria de base e profissional por conta da qualidade e já fez o treinador Mano Menezes recusar reforços para o ataque por apostar no sucesso do garoto.
"Personalidade ele tinha desde o primeiro momento. Penso que é um jogador com muito talento e muito promissor. Cabe ao técnico achar o momento certo de fazer. As coisas se encaixaram para fazer agora. À medida em que a equipe mostra confiança, vou mantê-lo", disse Mano Menezes.
O jovem Malcom veio da favela Buraco Quente, na Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo. O salário do começo do ano de cerca de R$ 2 mil foi reajustado com a chegada ao profissional.
Ele está blindado pelo clube, sem poder atender aos pedidos de entrevistas. E com o cuidado familiar alcançou patamares inimagináveis para um menino de 17 anos. A mãe e o avô são apontados no Corinthians como responsáveis diretos pelo sucesso pela boa criação.
A mãe coruja chegava a reunir até 35 pessoas entre familiares e amigos para acompanhar os jogos de Malcom pelo Corinthians na Copa São Paulo. Na competição, ele foi o destaque do time vice-campeão, com seis gols, sendo um deles marcado na derrota para o Santos por 2 a 1 na final.
"Fizemos um coletivo contra o sub-17 e ele me chamou a atenção. É segundo atacante que finaliza forte e com precisão, coisa rara. Já logo chamei ele para disputar a Copinha. O sucesso dele no profissional não vai me surpreender. Teve boa formação e é muito responsável", opinou o treinador do sub-20 do Corinthians Osmar Loss.
Malcom disputou a Copa São Paulo tendo três anos abaixo do limite de idade da competição. Observador, Osmar Loss já o colocou rapidamente como titular e teve retorno positivo.
Impressionado também ficou o treinador do sub-17 do Corinthians, Rodrigo Leitão. Com ele, Malcom foi titular de um time que marcou 91 gols em 28 jogos, média de 3,25 por jogo e conquistou o título do Campeonato Paulista.
A nova esperança corintiana chegou ao profissional em março deste ano. Foram três jogos como titular no Brasileiro até o momento, sendo um deles no clássico contra o São Paulo. A precocidade em um clube grande lembra muito a de ídolos.
"Tem de atacar e ir pra cima do lateral. Sempre procurei fazer igual Robinho, Neymar, sempre indo pra cima de laterais e zagueiros", disse Malcom ao comentar sobre o primeiro gol no profissional.
O garoto lapidado no Corinthians parece um veterano que ignora a pressão de atuar no profissional do clube. O prêmio no momento é a vaga confirmada ao lado de Guerrero.
"Ele tem correspondido muito bem e estamos confirmando na prática essa expectativa", destacou Mano Menezes.