Topo

Flu parabeniza Palmeiras e faz lobby por Mundiais; internautas não perdoam

Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital segura a taça da Copa Rio de 1951 - Acervo Folhapress
Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital segura a taça da Copa Rio de 1951 Imagem: Acervo Folhapress

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/08/2014 17h35

O Fluminense não deixou o centenário do Palmeiras passar em branco. Na tarde desta terça-feira, através das redes sociais, o Tricolor parabenizou o clube paulista pela data histórica e aproveitou o recado para “trabalhar em causa própria”. A estratégia foi destacar a luta alviverde para o reconhecimento por parte da Fifa do título mundial conquistado em 1951 – através da conquista da Copa Rio.

Neste mês, a entidade máxima do futebol reconheceu a conquista do Palmeiras. Ao UOL Esporte, a Fifa disse que o troféu de 1951 foi o primeiro "a nível mundial" entre clubes da Europa e América e enalteceu o feito.

O lobby nas redes sociais feito pelo Fluminense não foi digerido por alguns internautas, que associaram o recado tricolor com nova tentativa de trabalhar nos bastidores para benefício próprio.

A Copa Rio de 1951 foi disputada por clubes da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os times participantes foram: Juventus (Itália), Vasco da Gama (Brasil), Estrela Vermelha (Sérvia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França) e Palmeiras (Brasil).

O sucesso do Palmeiras na busca pelo reconhecimento do tamanho da Copa Rio de 1951 como título mundial animou o Fluminense em relação a sua conquista da mesma competição, em 1952. O processo – já encaminhado à Fifa – é visto com empolgação pelo clube, que acredita que obterá uma resposta positiva sem maiores problemas.

Em 1952, a Copa Rio reuniu as seguintes equipes: Corinthians (Brasil), Libertad (Paraguai), Áustria Viena (Áustria), Saarebrucken (Alemanha). Fluminense (Brasil), Peñarol (Uruguai), Sporting Lisboa (Portugal) e Grasshopper (Suíça).