Topo

Inter quer manter 'Caminho do gol' e fica com legado da Copa no Beira-Rio

O "caminho do gol" começava no centro de Porto Alegre e tinha fim no estádio Beira-Rio - Xinhua/Jhon Paz
O 'caminho do gol' começava no centro de Porto Alegre e tinha fim no estádio Beira-Rio Imagem: Xinhua/Jhon Paz

Do UOL, em Porto Alegre

11/07/2014 06h00

Se há dúvida sobre o legado da Copa do Mundo em vários pontos, no Beira-Rio ele é evidente. O estádio do Internacional vai manter, por um ano, o sistema chamado 'Câmera do Gol', utilizado na competição mais importante do futebol. Além disso, catracas para entrada de público e o sistema de organização de jogos permanecem os mesmos do período da Fifa. Além do estádio, a ideia é manter a cultura de utilização do 'Caminho do Gol', grande sucesso do Mundial em Porto Alegre.

O 'Caminho do Gol' é um percurso que vai do centro da cidade até o Beira-Rio. Durante a Copa do Mundo, várias atrações foram organizadas no perímetro, feito em caminhada pelos aficionados. Holandeses, alemães, argentinos, todos utilizaram o caminho indo ao estádio em caminhada, celebrando e torcendo desde antes das cercanias da casa vermelha.

A ideia do Internacional é persistir nesta cultura de ida ao estádio a pé. Além de unir torcedores, o percurso facilitaria o trânsito nas proximidades do estádio, um dos problemas repetido a cada partida.

"Foi algo muito bonito que aconteceu nesta Copa do Mundo e temos que manter. Vamos tentar contar com a EPTC [Empresa Pública de Transporte e Circulação] e a Brigada Militar para isso", afirmou o vice de administração do Internacional, José Amarante, à Rádio Guaíba.

O legado físico no Beira-Rio também é evidente. O sistema de câmeras na linha do gol, utilizado pela primeira vez nesta Copa do Mundo, será bancado pela Fifa por um ano nos estádios que receberam jogos do Mundial. Foi no Beira-Rio que pela primeira vez na história um gol foi assinalado com auxílio desta tecnologia, na partida entre França e Honduras, primeira da Copa em Porto Alegre.

Além da 'Câmera do Gol', máquinas para corte de grama, marcação do estádio, implemento em telefonia e internet, catracas de acesso ao público, iluminação reforçada, sistema de áudio e vídeo, controle unificado de câmeras de vigilância, tudo ficará para uso do Inter após ceder o estádio para os jogos.

"E também tem o legado que não é físico. Queremos aprender com a organização do dia do jogo. Que todos precisam estar voltados para aquele evento, que ele precisa estar pronto com antecedência. Todo aprendizado ficará e será muito importante para nós", referiu Amarante.

O Beira-Rio recebeu cinco jogos da Copa do Mundo de 2014. Nos duelos entre França e Honduras, Alemanha e Argélia, Argélia e Coreia do Sul, Argentina e Nigéria e Holanda e Austrália, 22 gols foram marcados, totalizando média de 4,4 gols por partida. O público também foi muito bom. Mais de 200 mil torcedores passaram pela casa do Internacional.