Topo

Renato Gaúcho não resiste à queda no Carioca e é demitido do Fluminense

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/04/2014 09h12

Após a eliminação do Campeonato Carioca no último final de semana, o técnico Renato Gaúcho não é mais o técnico do Fluminense. A decisão de demitir o treinador foi tomada e anunciada pela diretoria na manhã desta quarta-feira após reunião ocorrida durante a madrugada. O auxiliar técnico Marcão assume o cargo de forma provisória.

O treinador tinha contrato até o fim do ano com o Fluminense, mas o presidente Peter Siemsen decidiu por sua demissão após a derrota por 1 a 0 para o Vasco no último domingo e a consequente eliminação do Campeonato Carioca ainda nas semifinais. Renato Gaúcho ainda tem na sua conta um revés por 3 a 1 para o modesto Horizonte-CE, no primeiro jogo da fase inicial da Copa do Brasil.

A decisão do presidente Peter Siemsen de demitir Renato Gaúcho gerou controvérsia nos bastidores. O mandatário da patrocinadora e parceira Unimed Rio, Celso Barros, era contra a saída do técnico e bateu o pé pela permanência, mas perdeu a queda de braço com o homem-forte do Tricolor. 

Vale lembrar que a própria contratação de Renato Gaúcho gerou discórdia nas Laranjeiras. Amigo pessoal de Celso Barros, o agora ex-treinador do Fluminense foi escolhido pelo presidente da Unimed, que enfrentou dura resistência de Peter Siemsen.

Nesta passagem pelas Laranjeiras, Renato Gaúcho obteve o retrospecto de nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, a última delas no domingo, para o Vasco.  Esta foi a quinta vez que o técnico assumiu o Fluminense nesta função. Ele ficou pouco mais de três meses no comando da equipe.

Renato Gaúcho é o quarto técnico com mais jogos no comando do Fluminense na história, com 202 partidas somadas em suas passagens. Ele está atrás apenas de Zezé Moreira, Ordino Vieira e Abel Braga. O atual treinador do Internacional, inclusive, tem só 14 duelos a mais que Renato a frente do Tricolor.

Com a eliminação do Campeonato Carioca, o Fluminense só voltará aos gramados no próximo dia 10 de abril, no segundo jogo contra o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil. O Tricolor precisa bater o rival por no mínimo dois gols de diferença para avançar à próxima fase da competição.