Topo

Michel Bastos e o cachecol polêmico em Roma: "Levantei sem ver"

Faixa erguida por Michel Bastos provoca a Lazio, rival da Roma, sua nova equipe na Itália - Reprodução/Twitter
Faixa erguida por Michel Bastos provoca a Lazio, rival da Roma, sua nova equipe na Itália Imagem: Reprodução/Twitter

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

22/01/2014 13h41

Na descrição de Michel Bastos, a controvérsia que marcou sua apresentação no Roma durou segundos. Tempo suficiente para que o brasileiro fosse fotografado usando um cachecol nas cores do clube e com a inscrição ‘’Lazio Merda”. Uma imagem que correu o mundo nas últimas 24 horas , e que certamente acirrará a já volátil rivalidade entre as duas equipes da capital italiana, mas cuja participação Bastos afirma ter sido acidental.

“Estava sendo apresentado à torcida no Estádio Olímpico e alguém jogou o cachecol para mim. Vesti sem ver, até porque teria notado o xingamento que se escreve igualzinho em português e italiano. Pegou mal, mas eu jamais teria feito uma provocação desrespeitosa a um adversário”, explica Bastos, que participou da Copa do Mundo de 2010 como titular da seleção brasileira na lateral-esquerda.

O episódio, pelo qual o Roma também se desculpou em sua página na Internet, acabou tirando um pouco do brilho da ocasião para Bastos, que ‘’renasceu” para o futebol europeu com a contratação. Contratado pela equipe italiana ao Al-Ain, dos Emirados Árabes, o jogador reforça os italianos numa das melhores campanhas dos últimos anos – a equipe está sem segundo lugar, e apesar de oito pontos de distância para o líder Juventus está a caminho de voltar à Liga dos Campeões depois de ficar apenas em sexto lugar na temporada passada.

“Foi uma boa surpresa quando o Roma foi me procurar, porque eu achava que teria de passar um pouco mais de tempo nos Emirados Árabes. Sou um jogador de 30 anos, nem sempre é tão fácil voltar para a Europa. Tenho uma oportunidade de voltar a jogar numa equipe de ponta . E apesar do incidente com o cachecol, a torcida foi maravilhosa comigo”, conta Bastos.

Mas ele admite que  a ‘’pegadinha” valeu pontos de popularidade junto aos torcedores na mesma medida em que o fará um alvo preferencial das provocações dos torcedores do Lazio, sobretudo dos temidos Ultras, conhecidos pela xenofobia e o racismo, quando os dois times se encontrarem em 9 de fevereiro para o derby romano.

“Eles vão pegar no meu pé, mas isso não é muita novidade para mim. Só espero que as coisas sejam feitas com respeito. A única maneira em que gostaria de irritar a torcida da Lazio é jogando bem contra eles”, afirma o jogador, que se recupera de uma fratura no braço mas que deverá ser liberado para treinar na semana  que vem.