Topo

Portugal lidera, e Brasil é sexta seleção com mais votos no Bola de Ouro

Do UOL, em São Paulo

19/01/2014 06h00

Com dois jogadores entre os 23 que foram lembrados pelos eleitores do prêmio Bola de Ouro, da Fifa e da revista France Football, o Brasil é a sexta seleção num hipotético ranking das equipes com mais votos. Portugal, só com Cristiano Ronaldo, vencedor do troféu, é o país que acumula mais votos.

Atrás dos portugueses estão Argentina, França, Suécia e Holanda, que com Van Pierse e Robben ficou à frente do Brasil. Além dos 3,17% dos votos dados a Neymar, Thiago Silva foi lembrado por 0,24% dos eleitores do prêmio.

Campeã da última Copa do Mundo e líder do ranking da Fifa, a Espanha teve dois jogadores entre os lembrados pelo júri formado por técnicos, capitães e jornalistas. Iniesta e Xavi ficaram em sexto e décimo quinto, respectivamente, no ranking dos atletas.

Sem nenhum nome entre os dez primeiros colocados, a Alemanha foi a equipe com mais jogadores lembrado no prêmio. Lahm, Özil, Schweinsteiger, Müller, Neuer receberam votos do júri da Fifa e da France Football.

O técnico da seleção alemã, Joachim Löw, foi o único que se recusou a votar no Bola de Ouro. Ele alegou que não poderia fazer uma escolha de forma imparcial tendo a possibilidade de votar em jogadores da sua equipe.

Lahm, capitão da Alemanha, não deu nenhum voto para os compatriotas. Escolheu Ribéry, Cristiano Ronaldo e Messi, respectivamente, como primeiro, segundo e terceiro melhores da temporada. 

EQUIPES COM MAIS VOTOS NO BOLA DE OURO

  • Portugal 27,99%
    Argentina 24,72%
    France 23,36%
    Suécia 5,29%
    Holanda 3,59%
    Brasil 3,41%
    Espanha 2,89%
    Alemanha 2,39%
    País de Gales 1,32%
    Itália 1,11%