Topo

Recém-aposentado, Alessandro vira coordenador-técnico do Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

16/01/2014 13h11

Lateral e capitão do Corinthians até o ano passado, Alessandro virou cartola do clube. Nesta quinta, o ex-jogador foi anunciado como novo coordenador-técnico de futebol alvinegro, e terá como principal meta fazer a ligação entre o futebol profissional e as categorias de base.

“Eu já vinha conversando com a diretoria muito antes do término do Brasileiro. Teve algumas conversas, reuniões para decidir em qual setor eu poderia seguir. Estou chegando agora pra ajudar a auxiliar e aprender em prol do clube. Por mais que tenha seis anos de Corinthians, são seis como atleta, e agora a função é completamente diferente”, disse Alessandro.

“A gente tem uma dificuldade muito grande de fazer uma ligação direta entre o futebol profissional e o amador. Nossa ideia é ter alguém específico que vai ficar sediado no profissional, mas com olhares para o amador, trazendo para o profissional jogadores que se destaquem”, explicou Roberto de Andrade, que fez do anúncio a sua última medida como diretor de futebol, já que ele deixou o cargo nesta quinta.

Alessandro chegou ao clube em 2008, no início da reformulação imposta pela diretoria corintiana após a queda para a Série B. Desde que se aposentou, no fim do ano passado, ele já falava em seguir no clube em um cargo diretivo, mas a função em si era um mistério.

Hoje, a base é um dos setores mais criticados das gestões Andrés Sanchez/Mário Gobbi por conquistar títulos e revelar poucos talentos. Novo responsável pela missão, Alessandro evita fazer grandes projeções.

“As duas coisas têm de caminhar juntas [ganhar títulos e revelar], para que esses atletas possam servir o profissional com qualidade. Só que tudo que você venha a dizer nesse momento é muito vago para ficar direcionando. Continuo dizendo o quanto estou feliz. O que eu posso passar é o quanto eu gostaria de fazer coisas em prol do clube”, disse Alessandro.