Topo

Corinthians defende título de 'campeão dos clássicos' paulistas em 2014

Do UOL, em São Paulo

01/01/2014 06h00

O Corinthians entra em 2014 defendendo o título de campeão dos clássicos paulistas. Entre os quatro grandes de São Paulo, o time alvinegro foi o único que terminou 2013 invicto. Entre os seus rivais, a equipe tricolor do Morumbi foi a que teve o pior desempenho. O Santos ficou na segunda colocação. O Palmeiras é um caso à parte, já que não disputou nenhum clássico no segundo semestre, por estar na Série B do Campeonato Brasileiro.

Dos 12 clássicos disputados pelo Corinthians neste ano, a equipe empatou oito e venceu quatro. O Santos, por sua vez, em 10 jogos, empatou seis, ganhou três e perdeu somente um. O Palmeiras, que só disputou clássicos no primeiro semestre, jogou apenas quatro vezes com os grandes da capital paulista. Foram quatro empates. O São Paulo teve o pior desempenho. Em 10 partidas, foram seis derrotas e quatro empates.

No Paulistão, o Corinthians empatou com Santos e Palmeiras, e venceu o São Paulo na primeira fase. Na semifinal, empatou e ganhou nos pênaltis do time tricolor do Morumbi. Na decisão, uma vitória e um empate com o Santos. Na Recopa, duas vitórias diante do São Paulo. No Brasileirão, dois empates com o Santos e dois com o São Paulo.

Já o time do litoral paulista venceu o São Paulo e empatou com o Corinthians na primeira fase do estadual. Na semifinal, dois empates com o Palmeiras. Na final, empate e derrota para o Corinthians.  No Brasileirão, o desempenho melhorou. Duas vitórias em cima do São Paulo e dois empates com o Corinthians.

O Palmeiras empatou com todos os seus adversários no Paulistão – foram quatro jogos, contando a semifinal. O São Paulo foi o pior dos paulistas no ano. No regional, uma derrota para o Santos e um empate com o palmeiras na primeira fase. Na semifinal, derrota e empate diante do Corinthians. Na recopa, duas derrotas para o rival alvinegro. No Brasileirão, duas derrotas para o Santos e dois empates com o Corinthians na primeira fase.

Agora, as equipes se reapresentam no início de janeiro de olho no Campeonato Paulista, que começa no dia 19 de janeiro. o Corinthians estreia contra a Portuguesa, o Santos contra o XV de Piracicaba, o São Paulo contra o Bragantino e o Palmeiras contra a Linense.