Topo

Pelé lamenta morte de Mandela: "estou entristecido demais"

Do UOL, em São Paulo

05/12/2013 21h29

Ao saber da morte do líder sul-africano Nelson Mandela, aos 95 anos, nesta quinta-feira, Pelé decidiu desabafar no Twitter e mostrar todo o seu carinho pelo ex-presidente do país. 

"Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida", disse o ex-camisa 10 da seleção brasileira. Ele também postou uma foto na qual aparece beijando a cabeça de Mandela. O encontro aconteceu em 2007, na véspera da partida amistosa "90 minutos por Mandela" em comemoração aos 89 anos do ex-presidente da África do Sul, em Joanesburgo.

"Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo. Vamos todos nós continuar sua legacia com propósito e paixão", completou Pelé.

Ronaldo Fenômeno foi outra lenda do futebol brasileiro que prestou a sua homenagem via Twitter: "Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz! Você mudou o mundo", escreveu.

Mandela foi o maior símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros (maioria da população), mestiços e asiáticos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.