Topo

Globo propõe repensar calendário em 2015; RJ discute reduzir Estadual

Guilherme Costa*

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 11h01

Um grupo de jogadores de futebol lançou na última terça-feira o Bom Senso F.C., movimento voltado a cobrar mudanças na gestão do esporte. O primeiro tema que eles estabeleceram como prioridade é o calendário da modalidade. No entanto, a iniciativa dos atletas não é um caso isolado. A Globo prometeu brigar por mudanças a partir de 2015, e o Rio de Janeiro discutirá uma redução do Estadual já no próximo ano.

No dia 12 de setembro, houve uma reunião na CBF entre Virgílio Elisio, diretor de competições da entidade, Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, Alfredo Sampaio, presidente em exercício da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), e Mustafá Contursi, mandatário do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional, entidade que representa os clubes.

No encontro, a CBF apresentou às outras partes a proposta da entidade para o calendário 2014 do futebol brasileiro – o modelo define o início dos Estaduais para o dia 11 de janeiro, elimina a pré-temporada e divide as férias dos jogadores entre janeiro e o período da Copa do Mundo. Houve um novo encontro no dia 17 para debater o tema.

Diante da insatisfação das entidades sobre o calendário, Campos Pinto apresentou no segundo encontro uma proposta paliativa. Ele argumentou que a temporada 2014 seria apertada por causa da Copa do Mundo, mas aventou a hipótese de uma mudança no ano seguinte.

Campos Pinto não fez uma proposta concreta, mas falou em férias de 30 dias após o término do Campeonato Brasileiro de 2014, pré-temporada estendida e início dos Estaduais apenas em fevereiro.

Parceira de transmissão, a Globo é uma das principais interessadas na distribuição do calendário do futebol brasileiro. O UOL Esporte tentou contato com Marcelo Campos Pinto, mas ele estava em reunião e não retornou as ligações.

Enquanto a Globo fala em mudança para a temporada 2015, o futebol do Rio de Janeiro cogita uma alteração já no próximo ano. A Ferj (Federação Estadual do Rio de Janeiro) fará na próxima quarta-feira uma arbitral para discutir o calendário do próximo ano.

Após discussões com o Saferj (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), a Ferj admitiu encurtar em uma semana o Estadual da próxima temporada. Assim, o início seria jogado do dia 12 para o dia 19 de janeiro.

Para ratificar a mudança, a Ferj precisa de aval dos clubes para adaptar o modelo de disputa do Estadual. Uma possibilidade é retirar as semifinais de turnos – apenas o campeão de cada chave avançaria às decisões da Taça Guanabara e da Taça Rio. Outra opção é realizar um turno único, com os quatro melhores colocados disputando semifinais e finais diretamente.

"A Federação de Futebol não vai começar o campeonato no dia 12. Começaremos no dia 19 e isso é ponto definido. Porque teremos aí, do dia 7 ao dia 18, pelo menos, 11 dias de adaptação, o que é o que a lei previa. Estamos respeitando aquilo que legalmente nos é estabelecido, nem que pra isso seja feito alguns ajustes na fórmula do campeonato, de forma que ele vai acabar na data que a CBF estabeleceu", disse o presidente da Ferj, Rubens Lopes, à Rádio Brasil.

O calendário é o cerne da discussão que motivou o lançamento do Bom Senso F.C. na última terça-feira. O grupo fez um manifesto assinado por 72 jogadores da primeira e da segunda divisão do Brasileirão. Eles pediram uma reunião com a CBF para discutir a a disposição das partidas da próxima temporada.

Até o momento, a CBF silencia sobre o assunto. Consultada pelo UOL Esporte, a entidade disse que não recebeu nenhum comunicado e rechaçou fazer comentários sobre o tema.

* Colaboraram Gustavo Franceschini e Paulo Passos
*Atualizada às 13h05

JUCA CHAMA SINDICATO DE 'OPORTUNISTA'; BIRNER PEDE MENOS JOGOS

  • JUCA KFOURI - Como era de se esperar, os acomodados “sindicalistas do futebol” que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles.

  • VITOR BIRNER - A reformulação do calendário do futebol brasileiro é muito importante. Se houver menos jogos, a qualidade deles aumentará. Com os atletas mais bem preparados na parte física, o nível técnico das partidas ficará mais alto.