Topo

Nos pênaltis, França supera Uruguai e fatura título inédito do Mundial sub-20

Goleiro Areola é abraçado pelos companheiros após brilhar na decisão por pênaltis - AP Photo/Thanassis Stavrakis
Goleiro Areola é abraçado pelos companheiros após brilhar na decisão por pênaltis Imagem: AP Photo/Thanassis Stavrakis

Do UOL, em São Paulo

13/07/2013 17h40

A França conquistou neste sábado o primeiro título mundial sub-20 de sua história. A vitória na decisão contra o Uruguai só veio nos pênaltis (4 a 1), após 120 minutos sem gols com bola rolando.

O goleiro Areola já havia sido importante no tempo normal, e brilhou ainda mais na decisão por pênaltis. Defendeu duas cobranças e garantiu o título à seleção francesa, que mostrou frieza na hora da decisão e não desperdiçou nenhuma cobrança.

Nada de gols na etapa inicial. No duelo entre o melhor ataque da competição (França, com 15 gols) e a melhor defesa (Uruguai, com três gols sofridos), as equipes proporcionaram poucos lances de perigo em um jogo sem emoção.

A história não mudou muito na segunda etapa, a não ser nos minutos finais, quando algumas chances claras de gol apareceram. Na melhor delas, aos 35min, Avenatti ficou cara a cara com o goleiro Areola, que saiu em cima do atacante e conseguiu evitar o que poderia ser o gol do título uruguaio.

Logo na sequência, foi a vez de De Amores defender um chute espetacular de Veretou de fora da área e salvar a França. No lance seguinte, fez mais uma boa defesa e assim o duelo acabou indo para a prorrogação.

No período complementar, o Uruguai aproveitava a melhor condição física para chegar com mais constância ao ataque, mas o gol seguiu sem dar as caras. Sendo assim, a rede passou a ser balançada na decisão por pênaltis.

Foi aí que brilhou a estrela de Areola. O goleiro pegou as cobranças de Velasquez e De Arrascaeta e garantiu o título inédito ao time da França.