Topo

Flu valoriza trio da seleção, mas vê lucro indireto com Confederações

Fred atraiu o interesse de algumas equipes pelo bom desempenho com a seleção - Flávio Florido/UOL
Fred atraiu o interesse de algumas equipes pelo bom desempenho com a seleção Imagem: Flávio Florido/UOL

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/07/2013 06h00

Fred está em alta. Não apenas com o técnico Luiz Felipe Scolari e o torcedor da seleção brasileira, mas também na avaliação do mercado. A boa participação do camisa 9 e do Brasil na Copa das Confederações valorizou não apenas ele, mas também Diego Cavalieri e Jean, todos do Fluminense. A questão é que o trio é tido como 'intocável' pelo técnico Abel Braga e diretoria neste momento. O lucro do tricolor com o torneio da Fifa é visto apenas como indireto, com a internacionalização da marca.

O time das Laranjeiras nega propostas pelo camisa 9, mas Fred foi observado durante o torneio por representantes do Manchester City-ING. O próprio atacante, porém, afastou uma negociação e negou que queria deixar o clube carioca. Segundo o site transfermarkt, os três selecionáveis do Fluminense somados valorizaram cerca de R$ 10 milhões em relação a maio de 2012.

A intenção da diretoria após a eliminação na Copa Libertadores era de negociar no máximo três atletas. Como o Tricolor já vendeu o atacante Wellington Nem para o Shakhtar-UCR por R$ 25 milhões e está próximo de aceitar a proposta do Al Hilal por Thiago Neves, o trio é visto como fundamental pela diretoria para uma boa campanha que garanta o retorno à Libertadores em 2014. 

"Eles foram campeões pela seleção. É um peso muito grande quando eles estão com a camisa do Fluminense. Para o outro time também o respeito é maior. A postura do adversário é diferente quando sabe que vai enfrentar jogadores desse nível", declarou o atacante Rafael Sobis.

Se não tem interesse em negociar os três campeões da Copa das Confederações, o Fluminense comemora um lucro 'indireto' com o torneio. O Vasco, que cedeu São Januário a Fifa para treinamentos, recebeu novas balizas, barreiras móveis, nova demarcação e cuidados com o gramado. Já o Tricolor não cedeu suas instalações, mas tentou aproveitar a competição com ações de marketing e divulgação da marca do clube para a imprensa internacional.

VIAGENS CANCELADAS E PERDA DE PEÇAS MARCAM PARADA DOS CARIOCAS

  • Nelson Perez/Fluminense FC

Desde camisas entregues aos ex-tricolores Thiago Silva e Marcelo no hotel do Brasil, ao tumblr (espécie de blog com textos curtos) 'seleção no Fluminense', criado para contar mais da ligação entre o clube e o escrete, a estratégia foi 'surfar' na boa fase dos comandados de Felipão. Além disso, na última sexta, um evento abriu as portas das Laranjeiras para mais de 50 jornalistas de países das Américas.

O Fluminense vive momento financeiro delicado por conta de penhoras da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) em suas receitas. O aperto fez com que o presidente Peter Siemsen fosse a Brasília pedir apoio político para evitar seguidos bloqueios. A venda do atacante Wellington Nem, por exemplo, gerou uma ação da Fazenda que tentava proibir o depósito do dinheiro. O caso ainda não foi resolvido e segue nos tribunais.

A equipe das Laranjeiras volta a campo no clássico contra o Botafogo, neste domingo, às 18h30. A partida será realizada na Arena Pernambuco, em Recife. O time das Laranjeiras é o 4º colocado do Campeonato Brasileiro, com nove pontos.