Topo

Paraíba se baseia em histórico de Neymar para puni-lo e quer perdão

Neymar teria ofendido os jogadores do Flamengo-PI em partida da Copa do Brasil - Wander Roberto/VIPCOMM
Neymar teria ofendido os jogadores do Flamengo-PI em partida da Copa do Brasil Imagem: Wander Roberto/VIPCOMM

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 14h00

Neymar recebeu o título de “persona non grata” na Câmara de Vereadores de João Pessoa, na Paraíba. Ele teria chamado o jogador Lúcio, do Flamengo de Piauí de “paraíba morto de fome”. Autor da iniciativa, o vereador Djanílson da Fonseca (PRP) conta que a decisão foi tomada mesmo sem  ouvir a defesa de Neymar e cita o histórico de polêmicas do atleta para acreditar que houve preconceito com o povo paraibano.  

“Já não é de hoje que o Neymar esteve em situações de menosprezar pessoas. Foi assim com o Ronaldo Angelim, que é nordestino, com o Dorival Junior, e agora com o Lúcio. E entre acreditar no Neymar e no Lúcio, acreditamos no Lúcio”, disse Djanilson da Fonseca.

Segundo o jogador do Flamengo, do Piauí, o jogador santista fez as ofensas na partida entre as duas equipes na Vila Belmiro, no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, há uma semana

“Eu nunca vi o Zico, o Kaká e o Raí envolvidos em algo parecido. Somos chamados de ‘paraíbas’ no Sudeste, às vezes sem qualquer maldade. Mas Neymar nos menosprezou ao chamar o Lúcio de ‘paraíba morto de fome’”, acrescentou o vereador.

O vereador diz também que o rótulo de “pessoa não grata na Paraíba” pode ser revisto caso Neymar peça desculpas.

“Mas o Neymar é um ídolo nacional e será certamente desculpado caso entre em contato conosco”.

A assessoria de Neymar nega que o atleta tenha proferido termos preconceituosos contra Lúcio e ao povo nordestino. O comunicado acrescenta que o melhor amigo de Neymar, Joclécio, é pernambucano, e chamado de irmão pelo atacante.

O título de “persona non grata” não impede que Neymar entre na Paraíba. Ele fica impedido apenas de receber homenagens no Estado.

Neymar, aliás, pode ter a Paraíba como rota na Copa do Brasil, caso o Campinense e Santos cheguem às fases finais.

“É difícil falar assim de Neymar. Meu filho é santista e fã dele. Mas acredito que o povo da Paraíba não será violento caso ele venha jogar no Estado. O Neymar ainda vai dar uma ligada para a gente”,  diz o autor do “persona non grata” a Neymar.