Topo

Artilheiro do Fluminense no Carioca, Samuel tenta deixar 'sombra' de Fred

Samuel é o artilheiro do Fluminense no Campeonato Carioca, com quatro gols - Dhavid Normando/Photocamera
Samuel é o artilheiro do Fluminense no Campeonato Carioca, com quatro gols Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2013 06h02

Os quatro gols anotados pelo atacante Samuel, do Fluminense, na Taça Guanabara, fazem dele o artilheiro da equipe no Estadual. Utilizado seis vezes na competição, cinco como titular, ele tem mais gols que companheiros consagrados, como o atacante Fred (dois) e Rafael Sobis (ainda sem marcar), e busca sair da sombra do camisa 9. Apesar de ser espelho, Fred também é o principal obstáculo para que o jogador se firme entre os titulares.

"É difícil, o Fred é um cara que sempre vem marcando muitos gols, não dá brecha para nenhum atacante. Eu venho me espelhando nele, tentando aprender tudo que posso para tentar um dia ter uma situação como ele tem aqui", disse o jovem de 22 anos, que não descarta deixar o clube no futuro para buscar seu espaço, mas prioriza crescer nas Laranjeiras.

"Por enquanto vou trabalhar duro. Esse ano temos Campeonato Brasileiro, Libertadores e as coisas acontecem naturalmente. Se um dia tiver que sair, será pela porta da frente, mas por enquanto vou trabalhar aqui, estou feliz. Quando o professor precisar de mim para entrar numa partida ou sair jogando, sempre darei o máximo", completou o atacante, que marcou um gol na atividade tática da última segunda-feira, com boa atuação.

Os quatro gols de Samuel no torneio foram marcados em apenas dois jogos. No empate por 2 a 2 contra o Madureira, e na vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda, anotando dois em cada jogo. O jovem, que passou pela base do Internacional antes de chegar a Xerém, também tem mostrado repertório variado, com dois gols de perna direita, um de perna esquerda e um de cabeça. Samuel diz que as declarações do técnico Abel Braga sobre o fato de escalar apenas titulares na Taça Rio não desanima.

"Na realidade é uma motivação a mais para mim, não tem problema. Saber que o time titular vai estar jogando faz com que eu me esforce mais. Tenho que estar preparado quando precisarem me utilizar. É importante começarmos bem no segundo turno para avançar e lutar pelo bicampeonato estadual", finalizou Samuel, que atuou em 28 jogos e marcou cinco gols na temporada passada.

O Fluminense terá uma semana completa de treinos e estreia na Taça Rio no próximo domingo, às 18h30, no estádio Engenhão, contra o Audax. Pela Libertadores, o time das Laranjeiras só atuará novamente no dia 10 de abril, contra o Grêmio, na Arena da equipe gaúcha.