Topo

Sul-coreano banido de cerimônia em Londres por ato político finalmente receberá medalha

Jong-Woo exibe cartaz com referência a território disputado por Coreia do Sul e Japão - AP Photo/Newsis
Jong-Woo exibe cartaz com referência a território disputado por Coreia do Sul e Japão Imagem: AP Photo/Newsis

Das agências internacionais

Em Seul (China)

31/10/2012 10h33

O sul-coreano Park Jong-woo, envolvido em uma polêmica política com o Japão nos Jogos Olímpicos de Londres, finalmente receberá sua medalha de bronze pela competição. O jogador de futebol foi banido da cerimônia de entrega de medalhas após uma delicada questão diplomática com os japoneses.

Jong-woo recebeu um certificado confirmando que receberá a medalha, informou a Associação de Futebol da Coreia do Sul nesta quarta-feira.

Após a disputa de bronze, o meia comemorou a vitória por 2 a 0 sobre o Japão levantando um cartaz contendo uma mensagem política. Nela, o meia fazia referência a um conjunto de ilhas disputado entre os dois países asiáticos em que se lia: ‘Dokdo é nosso território’.

O cartaz foi dado por um torcedor, mas a atitude do jogador levou a Fifa a abrir um processo disciplinar contra ele. Desde então, a entidade máxima do futebol não encerrou o caso, mas o Comitê Olímpico Internacional garante que Jong-woo receberá sua medalha.

As ilhas, chamadas no Japão de Takeshima, localizam-se à mesma distância dos dois países e, acredita-se, têm grandes reservas de gás natural, que podem chegar a bilhões de dólares.