Topo

Paixão justifica "barriguinha" de Douglas com lordose e elogia grupo do Grêmio

Douglas participa de treino do Grêmio e segundo preparador físico não está "gordinho" - Evandro Soares/Agência Freelancer
Douglas participa de treino do Grêmio e segundo preparador físico não está "gordinho" Imagem: Evandro Soares/Agência Freelancer

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2012 13h21

Douglas não tem biotipo esguio. O camisa 10 do Grêmio é cobrado constantemente por torcedores por apresentar uma leve protuberância na região abdominal. A "barriguinha" do armador, porém, é fruto de uma lordose, segundo o preparador físico do Grêmio, Paulo Paixão. O profissional ainda disse que o elenco se apresentou em bom estado após as férias.

Lordose é um termo usado para definir uma curvatura lombar que "empurra" a barriga para frente. Tal situação é considerada normal até certo grau, quando muito acentuada é chamada de hiperlordose.

De fato, Douglas aparenta ter o abdome um pouco saliente. Mas, de acordo com a preparação física do Grêmio, não se trata de má alimentação, peso excessivo ou algo do gênero, mas sim este pequeno desvio.

"O biotipo do atleta é difícil. A postura dele mostra uma lordose acentuada. Às vezes isto dá impressão, numa situação mais à vontade, que ele tem uma saliência de abdome. O importante é dizer que ele está muito próximo do peso ideal. É um atleta que, em termos de horário e trabalho, sempre cumpriu suas obrigações. Ele, por ser técnico, sabe que em alguns momentos do jogo não precisa de uma participação expressiva. Quando a bola cai no pé dele, terá bom destino", disse Paulo Paixão à Rádio Bandeirantes.

Titular absoluto do meio-campo gremista, Douglas está envolvido em processo de renovação de contrato, que ainda não aconteceu. Palmeiras e Corinthians já estiveram interessados em sua contratação. A torcida vive história de amor e ódio com o meia. Ele já foi vaiado, cobrado e idolatrado no mesmo ano. Em tom de brincadeira, em 2011, aficionados criaram o site "Goró do Douglas" para oferecer 'bebida' ao jogador.

O elogio feito a ele se estende aos demais jogadores. Segundo Paixão, ninguém exagerou nas férias. "Nenhum atleta se apresentou com peso acima do normal. Todos dentro do que se espera para o início do ano", finalizou.

O Grêmio volta a treinar nesta sexta-feira. O próximo compromisso será domingo, às 17h, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho.