Topo

Esporte


André Silva sobre Tanaka: 'Ele quer voltar ao Brasil, mas clube não quer liberar'

Túlio Tanaka quer jogar no Brasil, mas a transferência para o Botafogo está difícil - Nuno Veiga/EFE
Túlio Tanaka quer jogar no Brasil, mas a transferência para o Botafogo está difícil Imagem: Nuno Veiga/EFE

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

26/12/2011 06h01

O técnico Oswaldo Oliveira já conta com uma base para a temporada 2012 do Botafogo. Mas novos nomes devem chegar e um dos cotados é uma indicação pessoal do treinador: o zagueiro Túlio Tanaka, que atua no futebol japonês, onde o treinador alvinegro passou as últimas cinco temporadas. Apesar do desejo de Oswaldo e do Botafogo, a negociação ainda não foi concluída, pois o Nagoya Grampus, atual clube de Tanaka, não tem interesse em negociar o atleta.

“O Oswaldo vai avaliar o elenco na pré-temporada. Existe uma negociação e o Tanaka já demonstrou vontade de retornar ao Brasil, mas o clube japonês não está querendo liberá-lo. O que podemos fazer?” indagou André Silva, vice de futebol, em entrevista ao jornal "O Dia".

Oswaldo de Oliveira já declarou que tem uma noção de como a equipe do Botafogo funciona e que veio para alcançar vitórias e posteriormente um título nacional: “Eu vi alguns vídeos. Tenho uma ideia de como o time joga. O espírito de equipe me chamou muita atenção. Nunca tive a oportunidade de trabalhar com esses jogadores” disse o técnico alvinegro.

Mesmo com toda a esperança na contratação de Túlio Tanaka, o Botafogo já busca outros nomes. Mas que a decisão ficará com o técnico. Porém, a prioridade, nesse momento, não é o zagueiro. Com a venda de Bruno Cortês para o São Paulo, o Glorioso busca um lateral-esquerdo. Atualmente o único jogador da posição é Márcio Azevedo, que não correspondeu às expectativas ao longo desse ano.

Se a contratação se confirmar, essa será a primeira vez que o zagueiro atuará no futebol brasileiro. Túlio Tanaka, que é naturalizado japonês, foi para o Oriente com 15 anos de idade e atualmente tem 30. Tanaka já defendeu a seleção do Japão em 41 partidas e participou dos Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia, e da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.   

Mais Esporte