PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Botafogo envia lista de jogadores a Oswaldo, que indica Túlio Tanaka, da seleção japonesa

Nipo-brasileiro Túlio Tanaka foi o zagueiro indicado por Oswaldo de Oliveira - Toshifumi Kitamura/AFP
Nipo-brasileiro Túlio Tanaka foi o zagueiro indicado por Oswaldo de Oliveira Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Bernardo Gentile

No Rio de Janeiro

07/12/2011 06h07

Com o anúncio de Oswaldo de Oliveira como treinador do Botafogo, os dirigentes puderam dar prosseguimento ao planejamento de 2012. Neste cenário, uma lista com aproximadamente dez jogadores foi enviada para o novo comandante, que aprovará ou não os nomes, que poderão reforçar o elenco alvinegro. Os únicos dois nomes já apurados são o de Copete, do Santa Fé, e Felipe Gabriel, do Kashima Antlers, mesmo time de Oswaldo.

Jefferson garante que fica no Botafogo e promete vaga na Libertadores em 2012

  • Com grandes atuações pelo Botafogo e seleção brasileira, Jefferson despertou o interesse de clubes europeus, que devem formalizar propostas milionárias até o fim do ano. O goleiro deu indícios, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, de que gostaria de transferir-se para o velho continente. O jogador, entretanto, garantiu nesta terça-feira que irá permanecer no Alvinegro em 2012.

Durante as conversas entre Botafogo e Oswaldo de Oliveira, o treinador apresentou um nome que agradou a cúpula botafoguense. Trata-se de Marcos Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês, que defende atualmente o Nagoya Grampus, vice-campeão da J-League, o Campeonato Japonês. O jogador, de 30 anos, foi peça fundamental na campanha do Japão na Copa do Mundo de 2012, quando chegou às oitavas de final.

O meia ex-Flamengo, por sua vez, já interessava ao Botafogo, que tentou sua contratação no início do ano, quando um terremoto de grandes proporções abalou o Japão. Felipe Gabriel  tinha o interesse em voltar ao futebol brasileiro, mas não conseguiu a liberação com o clube asiático. A contratação do jogador depende apenas do aval de Oswaldo.

O atacante Copete, do Santa Fé, foi um nome que o UOL Esporte adiantou no fim de novembro. O colombiano foi um dos destaques da classificação sobre o Botafogo, na Copa Sul-Americana, e chamou a atenção do ex-técnico Caio Júnior, que pediu sua contratação. O nome agradou a diretoria, que avaliou e pesquisou os valores de um possível negociação. Os números não assustaram e a transação poderá ser concluída, caso seja o interesse de Oswaldo de Oliveira.

O fato de um time brasileiro só poder relacionar três jogadores estrangeiros por partida pesa contra Copete, já que o Glorioso conta com Loco Abreu e Herrera no elenco. O Botafogo está de olho em outros jogadores sul-americanos, o que pode inviabilizar o negócio.

O zagueiro Brinner, do Paraná, também interessa aos dirigentes, que consideram o jogador uma boa opção para compor o elenco no ano que vem. Assim como todos os outros nomes, Brinner também passará pelo crivo de Oswaldo de Oliveira.

Esporte