Topo

Maratona na TV Corinthians tem citações a 'bambis', trauma Libertadores e craque de treino

TV Corinthians transmite coletiva do técnico Tite após acompanhar treino da terça - Reprodução
TV Corinthians transmite coletiva do técnico Tite após acompanhar treino da terça Imagem: Reprodução

Bruno Freitas

Em São Paulo

29/06/2011 14h24

Decidida a conhecer melhor o universo do primeiro canal dedicado exclusivamente a um clube de futebol na televisão do país, a reportagem do UOL Esporte encarou uma maratona de 16 horas através da TV Corinthians, em uma longa terça-feira, conhecendo uma programação diversificada que desafia a fidelidade até dos mais devotados fiéis torcedores.

Em meio a uma grade composta por programas que exaltam a paixão corintiana, treinos ao vivo e por transmissões de jogos de categorias de base e esportes olímpicos, a missão como espectador da emissora oficial dos corintianos na TV a cabo (TVA, canal 20 em SP) identifica temas comuns da vida alvinegra, como a gozação com rivais pós-clássico e a espécie de trauma presente da Libertadores que ainda não veio.

Abaixo, seguem os destaques de quase um dia inteiro na frente da telinha, das 6h30 às 22h30, assistindo à "TV de uma nação", como prega o slogan oficial:

GOZAÇÕES COM RIVAL: TERMO BAMBI LIBERADO?

O sentimento de felicidade pela goleada histórica sobre o São Paulo por 5 a 0 pelo Brasileirão, no último domingo, pautou o noticiário noturno "Timão News", que teve a reprise da edição de segunda-feira exibida na manhã de terça. O apresentador descreveu o triunfo com a palavra "massacre" em mais de uma oportunidade. "Eu disse 5 a 0, a maior vitória do clássico Majestoso. Com direito a olé", afirmou na bancada no jornal. Em entrada ao vivo, um repórter exibiu cinco dedos em referência ao resultado.

O relato do jogo também teve a parcialidade que se esperava, com inserções do funk "Dança do Créu". Nos comentários na bancada do "Timão News", apesar do placar favorável, reclamações severas sobre o desempenho da arbitragem de Rodrigo Braghetto, que teria deixado de marcar pênalti sobre Willian quando o clássico ainda estava empatado por 0 a 0, no primeiro tempo. O suposto erro servirá para engrossar um projeto de dossiê sobre prejuízos do apito ao time, informam os integrantes do noticiário, com bom humor.

Por fim, o noticiário exibe uma coletânea de depoimentos de torcedores, conhecido no jargão de TV como "fala povo". No material, nada de censura para comentários carregados do termo “bambi”, usado em referências aos adversários são-paulinos.

TRAUMA DA LIBERTADORES PRESENTE NA PROGRAMAÇÃO

Um tema que não deixa a pauta da vida corintiana é o sonho da inédita conquista da Libertadores. O time foi eliminado pelo Tolima há quase cinco meses, mas as menções ao torneio são repetidas ao longo da programação.

O programa "Louco por Ti" apresenta um torcedor fanático conhecido como Peru. Em meio as suas incontáveis histórias de adoração ao clube, o corintiano diz: "Nós não precisa (sic) de Libertadores. Palmeiras e São Paulo precisam".

Mais adiante, o "Minha História, Minha Vida" entrevista o desenhista Silvio Sano, autor do livro “Corinthians 100 anos – Gols ilustrados”. O artista conta que em 2010 se dedicou a um trabalho com finalidade profética, em um desenho que ilustrava um gol de Ronaldo em uma hipotética decisão de Libertadores contra um time argentino (foto).

ANÁLISE DE TREINOS: WELDINHO COMENDO A BOLA

A TV Corinthians transmite partidas de categorias de base, jogos da criançada do futsal e competições de handebol e natação. Mas a profundidade detalhista a respeito da vida do clube também está no acompanhamento dos treinos da equipe de Tite. No "Timão News", um dos comentaristas destaca o momento do lateral direito Weldinho, novidade do time: "Ele está treinando muito". À tarde a prática de véspera antes do jogo com o Bahia foi transmitida ao vivo.

NOTICIÁRIO ESQUECE POLÊMICA DE SANDRO RICCI

Além da cobertura extensa da vitória sobre o São Paulo no Pacaembu por 5 a 0, com direito a entrevistas exclusivas com Tite e Julio César nos vestiários, o "Timão News" ainda celebra a vitória do final de semana sobre o Santos de Falcão no Estadual de futsal. Um repórter entra ao vivo no noticiário para falar sobre a derrota de segunda para o Orlândia, pela liga nacional da mesma modalidade. No entanto, a façanha do clássico com os santistas acaba mais exaltada.

O noticiário ainda apresenta a classificação do Brasileiro com o Corinthians aparecendo como único time digitado em caixa alta. Em seguida, apresentador e comentarista falam sobre os demais integrantes da competição, com foco de observação sobre o Bahia, próximo adversário.

A dupla ainda informa que Sandro Meira Ricci será o árbitro do jogo contra o Bahia, mas não faz qualquer menção à polêmica atuação do juiz em partida decisiva contra o Cruzeiro no Brasileiro de 2010, quando marcou um pênalti discutível sobre Ronaldo.

COISAS QUE SÓ A TV CORINTHIANS TEM

TRANSMISSÕES DA BASE: As transmissões de partidas das categorias de base exibidas carregam um tom natural de torcida, mas sem exageros. O diferencial é o alto nível de conhecimento das duplas de narração a respeito dos atletas corintianos em campo. No entanto, a qualidade dos jogos ainda distante do padrão profissional desafia a paciência até do torcedor mais fervoroso. A diversão fica com a captação de comentários que vazam da torcida.
NARRADOR GASTA A VOZ: O período vespertino da TV na terça reservou entre outras atrações o jogo entre Corinthians e Mesc no Paulista infantil feminino de handebol. O narrador Rafael Spinelli gastou a voz para narrar vinte e oito gols na derrota corintiana por 37 a 28.
TORCEDOR MALUCO: O programa "Louco por Ti" apresenta um torcedor fanático, que mostra uma tatuagem com a reprodução do hino do clube no próprio corpo e chora ao lembrar que não pôde ver a decisão do Paulista de 1977, em razão de uma internação médica. O torcedor de 52 anos diz ainda que não pega seu neto no colo quando ele está vestido de verde.
COMERCIAIS DE PISCINAS E ROUPAS DE BEBÊ: A maioria dos comerciais exibidos tem temática que interessa ao torcedor fanático. Ofertas de planos de sócios do clube mostram as piscinas do Parque São Jorge, enquanto que as novidades da loja oficial Poderoso Timão são apresentas, como roupas para bebês. Parceiro corintiano fora de campo e aposentado, Ronaldo se perpetua na tela da TV corintiana graças a um comercial da Neo Química.

PALMEIRENSE APARECE SEM QUERER

O programa "Timão Social" apresenta ações promovidas por torcedores corintianos. Uma delas, em campanha de doação de sangue, mostra um palmeirense que participou meio sem querer da mobilização. Uniformizado em verde em branco, o adversário admite que soube que a caridade se tratava de um ato de corintianos apenas na última hora, instantes antes da doação. "Me senti um pouco estranho", disse.

1ª COBERTURA INTERNACIONAL DO CANAL

A maratona através da programação da TV Corinthians começa às 6h30 da manhã, no trecho final do VT do jogo contra o Atlético de Madri, estreia no Mundial Sub-17. Na transmissão, o canal comemora sua primeira cobertura internacional, com um repórter enviado ao torneio na Espanha.

No entanto, as partidas da competição começam a ser exibidas aos assinantes com uma semana de atraso, já que o Timão conquistou o bicampeonato da categoria no sábado passado, vencendo o Barcelona. Na Espanha, o repórter Léo Lucas faz uma série de entrevistas pós-jogo. Do estúdio em São Paulo, de volta após o torneio, o mesmo jornalista atua como comentarista da transmissão.

TOQUINHO RECEBE GOLEIRO JÚLIO CÉSAR

Ilustre corintiano, o músico apresenta nas noites de terça o programa "Toquinho, violão e futebol". Na última edição, o ex-parceiro de Vinícius de Moraes recebeu Júlio César e viajou em reflexões sobre a singular condição de goleiro. Nas trocas de bloco, deu canjas com o violão.