UOL Esporte Futebol
 
Franck Fife/AFP

Jogadores do Lille comemoram o título da Copa da França após vitória sobre o PSG

14/05/2011 - 18h07

Lille faz no fim, perde pênalti nos acréscimos, mas bate PSG e leva Copa da França

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Lille deixou para arriscar tudo no fim neste sábado, na final da Copa da França. Mesmo embalado pela liderança isolada do Campeonato Francês, o time só conseguiu marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain aos 44 minutos do segundo tempo. Depois, ainda teve tempo de perder um pênalti nos acréscimos, mas levou o título da competição mesmo assim.

O triunfo na final disputada no Stade de France, em Saint-Denis, garantiria o Lille na Liga Europa. No entanto, pela sua boa campanha no Francês, a equipe já tem a classificação assegurada para a Liga dos Campeões. Assim, a vaga deve ficar mesmo com o Paris Saint-Germain, que defendia o título da Copa da França neste sábado.

Mas o time parisiense, que conta com o atacante brasileiro Nenê, ex-Santos e Palmeiras, não fez uma partida digna de quem queria o bicampeonato. Se tivesse conseguido o seu nono título da Copa da França, o PSG encostaria no Olympique de Marseille, maior vencedor do torneio, com dez conquistas. Em vez disso, a equipe viu o rival levar o seu sexto caneco da competição.

Lille vence o PSG com gol aos 44 do segundo tempo
Veja Álbum de fotos

O gol da vitória do Lille veio em um lance inusitado. O polonês Ludovic Obraniak cobrou falta bem próxima da lateral, quase na marca de escanteio, e surpreendeu o goleiro Coupet. O arqueiro ainda cometeu um pênalti logo depois, com a falta sobre o marfinense Gervinho. Na cobrança, Coupet se redimiu do último erro, defendeu a batida de Debuchye e garantiu alguns instantes de esperança para a equipe de Paris antes do apito final.

A conquista do Lille confirma o grande momento do clube em sua história. A equipe não ganhava a Copa do França desde 1955. Além disso, também está próxima de levar o Campeonato Francês, que não vence desde 1954. Restando apenas três rodadas para o fim do torneio, o Lille tem quatro pontos de vantagem para o vice-líder Olympique.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host