UOL Esporte Futebol
 
11/05/2011 - 07h02

Saída de Fernandão põe fim à era de medalhões e mostra nova política do São Paulo

Luiza Oliveira
Em São Paulo

O São Paulo investiu em medalhões no ano passado, mas os resultados não vieram e o clube mudou sua postura em 2011. As saídas de Fernandão e Cleber Santana e a possibilidade de Rodrigo Souto não ter o contrato renovado mostram a nova política do clube de valorizar atletas mais jovens ou formados nas categorias de base.

No ano passado, a diretoria trouxe nomes como Fernandão (31 anos), Rodrigo Souto (27), Cleber Santana (29), Léo Lima (29) e Marcelinho Paraíba (35). Todos já deixaram o clube ou estão próximos disso.

Fernandão, que está na mira do Palmeiras, teve seu contrato rescindido amigavelmente nesta terça-feira. O pedido partiu do atleta por não vir sendo aproveitado, mas foi prontamente aceito pela diretoria. O clube não considera justo segurar um atleta qualificado que não tem chances no time. Além disso, seu salário girava em torno de R$ 200 mil.

O caminho de Cleber Santana deve ser o mesmo. O jogador foi contratado com status de estrela no ano passado a um custo de cerca de R$ 4 milhões e mais 25% dos direitos do volante Wellington.

O jogador chegou a ser titular no início da temporada, mas perdeu espaço e deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do Atlético-PR. O clube do Morumbi está disposto até a pagar parte dos salários.

O zagueiro Miranda, titular na conquista do tricampeonato brasileiro e campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira, também está de saída. No meio do ano, ele se apresenta ao Atlético de Madrid.

Agora, as estrelas do clube se resumem a três: Luis Fabiano, Rogério Ceni e Rivaldo. Mas apenas o goleiro vem sendo titular, já que o atacante segue vetado pelo departamento médico vítima de uma lesão no tendão do joelho direito. Já o meia não vem sendo opção do técnico Paulo César Carpegiani.

Por outro lado, os mais novos ganharam espaço. O destaque do time é o meia Lucas, de apenas 18 anos, vindo das categorias de base. Casemiro, com 19, é outro pupilo que vem atuando como titular e se destacou na conquista do Sul-Americano Sub-20 com a seleção.

A contratação recente que mais deu certo é também um jovem atleta. Contratado junto ao Atlético-PR, Rhodolfo se tornou referência da zaga são-paulina apesar de seus 24 anos.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host