UOL Esporte Futebol
 
Reprodução

Reprodução da carta enviada pelo São Paulo para Koff, presidente do Clube dos 13

02/05/2011 - 11h16

São Paulo oficializa alinhamento com dissidentes e deixa vice-presidência do C13

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O São Paulo anunciou, por meio de uma carta publicada em seu site oficial, que não ocupa mais a vice-presidência do Clube dos 13. A postura do clube tricolor só confirma o alinhamento com os clubes dissidentes da entidade e a Globo, que já vinha acontecendo a olhos vistos nos bastidores. 

"Honrado com a oportunidade e com a certeza de que o compromisso para o qual fomos eleitos já foi devidamente atingido, o São Paulo comunica formalmente sua renúncia ao cargo de vice-presidente desta entidade, informando que continuará colaborando integralmente com a valorização do futebol brasileiro, agora apenas na condição de associado", diz a nota, assinada pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio. 

O afastamento entre São Paulo e a cúpula do Clube dos 13 já é notório há semanas. O clube tem um acordo verbal com a Globo e está muito próximo de ceder à emissora os seus direitos de transmissão dos próximos quatro anos de Campeonato Brasileiro. A parceria com a emissora carioca foi costurada pelo empresário e publicitário Roberto Justus, e incomodou Fábio Koff e companhia. 

O presidente do Clube dos 13 considerava Juvenal Juvêncio seu aliado mais próximo na guerra de bastidores contra a Globo. Agora, tem ao seu lado apenas Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, que já disse que o acerto com a atual detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro é inevitável, já que 14 clubes já firmaram o contrato e outros três estão próximos de fazer o mesmo. 

O São Paulo justificou a renúncia à vice-presidência do Clube dos 13 de maneira genérica, sem sequer citar a questão dos direitos de transmissão. "Não podemos fechar os olhos à realidade de que, atualmente, há manifesto dissenso entre o que foi idealizado em abril de 2010 e a atual vontade dos associados", disse a nota do São Paulo, referindo-se à data da última eleição de Fábio Koff, que venceu Kléber Leite, candidato apoiado pela CBF, na disputa pela presidência da entidade. 

Na última quinta-feira à noite, Fábio Koff reuniu-se com Alexandre Kalil, seu último aliado, e Andrés Sanchez, presidente do Corinthians e primeiro a pedir para sair do Clube dos 13. Segundo Juca Kfouri, blogueiro do UOL Esporte, o mandatário corintiano teria pedido a cabeça de Ataíde Gil Guerreiro, diretor-executivo da entidade, que é ligado ao São Paulo.

Kalil e Koff, no entanto, negam a informação. O presidente atleticano diz, porém, que os dissidentes não têm interesse em manter o Clube dos 13, e que foi discutido na reunião como será o fim da entidade, com os devidos pagamentos das dívidas de cada clube. 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host